Um grupo de 15 sócios do Clube do Idoso “Carlos Alberto Moura Pereira da Silva” participou na manhã desta segunda-feira (25) do “Tour das Árvores” e pode conhecer alguns exemplares arbóreos centenários de Sorocaba. Curiosos e participativos, eles fotografaram as árvores, conheceram características das espécies, contaram fatos históricos da cidade e da relação deles com as árvores e tiraram dúvidas que surgiram ao longo da visita monitorada.
Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a atividade fez parte da programação da Semana da Árvore, que acontece até esta quarta-feira (27) e tem como objetivo envolver a comunidade e sensibilizá-la da importância da preservação dos exemplares arbóreos, que são um dos maiores ícones representativos da natureza e um dos bens mais valiosos.
Em uma van, acompanhados pela educadora Viviane Rachid, da área de Educação Ambiental da Sema, eles percorreram um roteiro e conheceram um Cedro, no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, o clone da antiga “Árvore Grande”, da avenida São Paulo, a paineira da Praça Oxford, no Jardim Europa, e três Copaíbas, na Praça Márcia Mendes, no Jardim Vera Cruz.
No Brasil, o Dia da Árvore foi instituído pelo então presidente Castello Branco, através do decreto nº 55.795, sancionado em 24 de fevereiro de 1965. A data também faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, alusivos ao meio ambiente, conforme a Lei nº 8.812, de 15 de julho de 2009.