Na manhã desta terça-feira (20), a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e as Secretarias de Igualdade e Assistência Social, e Saúde, realizaram a terceira etapa da Operação Dignidade que visa o cadastro, orientação e encaminhamento de pessoas em situação de rua, com o objetivo da sua ressocialização.
As ações foram direcionadas a um conjunto de prédios abandonados, localizados no Jardim Betânia, e em uma área verde localizada atrás da Casa do Cidadão da Avenida Ipanema. No total, 15 pessoas em situação de rua foram abordadas. Desse montante, 13 já tinham passagens pela polícia por furto ou roubo.
Com uma das pessoas ainda foram encontrados 15 relógios de pulso, sem notas fiscais. O indivíduo – que já tinha passagem por furto, roubo e receptação – alegou que os produtos não eram dele. Foi registrado um Boletim de Ocorrência da DPP (Delegacia de Polícia Participativa), onde os relógios foram apreendidos.
Treze pessoas passaram pelo atendimento no posto de saúde móvel, onde foram orientadas e seis aceitaram o encaminhamento para o Centro POP, onde receberam um atendimento mais específico e fizeram o cadastro nos Caps (Centro de Atenção Psicossocial), com o intuito de realizar o tratamento para deixar o vício de entorpecentes.
A secretária da Sias, Cíntia de Almeida, afirmou que todas as pessoas em situação de rua também têm a oportunidade de elaborar um currículo profissional, na tentativa de obter uma entrevista de emprego, bem como ser encaminhada para a sua cidade de origem. “O que queremos é ressocializar essas pessoas. Dar a oportunidade para que deixem a situação de rua em que vivem”, afirma.
Para o secretário de Segurança e Defesa Civil, Fernando Dini, a ação vem alcançando os resultados esperados e não tem data para terminar. “É um trabalho constante onde visamos não somente diminuir a quantidade da população que vive em situação de rua em Sorocaba, mas dar o destino e o encaminhamento correto a elas”, diz.
Três toneladas – A Serpo (Secretaria de Conservação, Serviços e Obras), que também apoia a Operação Dignidade, já recolheu mais de três toneladas de materiais, lixo e resíduos encontrados nas três primeiras etapas da operação. Um relatório geral sobre a ação está sendo elaborado pelas secretarias envolvidas e deverá ser divulgado ainda esta semana.