Tempestade derruba 76 árvores por toda cidade
Por: Tânia Franco - ttferreira@sorocaba.sp.gov.br
A Zona Oeste de Sorocaba foi a mais castigada pela tempestade que atingiu por volta das 22h45 desta quarta-feira (21). Informações do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMET) dão conta de que o município teve ocorrência, máxima, de vento de 49,9 km/h. A aferição da velocidade é feita em ventos soprando em linha reta, porém pode haver a formação de redemoinhos durante a trajetória, o que pode ocasionar uma velocidade até três vezes maior.
Este fato pode justificar a queda parcial ou total das 76 árvores registradas nas ações da Defesa Civil de Sorocaba, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Serviços Públicos (Serp). A expectativa da Defesa Civil é de mais chuva nesta tarde, com previsão de 20 mm em pancadas isoladas. A precipitação se prolonga pelo fim de semana, mas com menos intensidade, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC).
Os pluviômetros municipais marcaram 29mm de chuva no Aterro Sanitário; 32,5mm no Paço e 39mm no ETA Cerrado. O equipamento localizado na região do Éden registrou 15,6mm. O acumulado do período, até as 7h desta quinta-feira (22) é de 39mm.
Além de queda de árvores e galhos, a Defesa Civil também registrou e atendeu um caso de desabamento de barraco, por conta de ventania, no Jardim Ipiranga; verificou danos estruturais nos Jardins Marcelo Augusto, Simus, Tupinambá, e um na Vila Leão, região central. No Parque Manchester, houve retorno de esgoto numa residência e foram anotadas inundações em seis imóveis pela cidade.
Ao longo do dia, uma força tarefa percorreu os bairros no atendimento a todos os casos, promovendo limpeza de áreas e retirada de galhos. O trabalho deverá continuar pela sexta-feira (23), em decorrência do volume de material a ser recolhido.
Tags:Defesa Civil, Governo
