‘Tem lobo querendo ser rei no TMTV’
Por: Tânia Franco - ttferreira@sorocaba.sp.gov.br
Peça teatral socioeducativa da GCM atenderá a quase mil crianças em dois dias de apresentação no teatro municipal.
Foi em meio à escuridão, potencializada pela dramaticidade do tema do antológico 2001- Uma Odisseia no Espaço (Stanley Kubrick, 1968) que, aos gritos, mais de duzentos alunos atendidos pelo programa Oficina do Saber, da Secretaria da Educação (Sedu), assistiram na manhã desta quarta-feira (14), no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV), à primeira apresentação da peça “O Lobo Sonhador II”, encenada pelo Grupo de Formação Cidadã (GFC) da Guarda Civil Municipal (GCM). A atividade celebra o Mês das Crianças e terá mais duas edições nesta quinta-feira (15), às 10h30 e às 13h30.
Escrita pela primeira vez, em sua versão original, há dez anos, o “Lobo Sonhador” trouxe da escritora Iraci de Oliveira as preocupações com a ação do homem no meio ambiente e a forma como os valores sociais têm sido tratados no coletivo. Parceira do projeto cidadão da GCM, e usando de uma linguagem simples, um cenário minimalista, mas de ótimo efeito, ela traz a segunda edição altamente reflexiva sobre aquilo que estamos colocando à frente de nossa necessidade primeira: a manutenção da vida.
Em “O Lobo Sonhador II”, a autora aborda importantes temas do cotidiano, que afetam diretamente à comunidade local. Saindo das lutas pelo poder, passando pelas ações destrutivas em nome do progresso, Iraci colocou no palco os bichos de uma floresta que se unem para combater um lobo que quer ser rei.
O enredo atrai a atenção da criançada que, em silêncio, aguarda o desfecho dos diálogos e não se contém quando um duende entra em cena dançando merengue. Os diálogos estão sempre voltados para as crianças, por meio de perguntas que encontram eco no público e demonstram a posição dos estudantes quanto à importância de se cuidar do planeta. Além disso, por seus caracteres preventivo e educativo, a peça leva a garotada a pensar em questões como o uso de drogas, o uso do cerol e até mesmo sobre a dengue. “São aspectos que precisamos levar constantemente às crianças. É nelas que precisamos desenvolver uma nova mentalidade. É a partir delas que as mudanças acontecerão”, diz a Relações Comunitárias da Guarda Municipal, Simone Liuti.
Além dos estudantes das Oficinas do Saber, os guardas-atores Sergio Roberto Dias; Lice Maria da Silva; Glaucia Aparecida de Barros; Josiani Castanho Salgado Pires; Joelma Sonia da Silva Oliveira; Paulo Pena, Laerte Silva Serafim e os recém chegados à corporação, os GCMs André Lopes Dias, Eduardo Pereira Ribeiro Coelho e Felipe Orcine Silva, já apresentaram a peça durante dez dias em escolas da Rede Municipal de Educação.
Com 22 anos de existência, o Teatro Infantil do Grupo de Formação Cidadã da GCM é a concretização do ideal de se aproximar da comunidade, criando vínculos para além da segurança, fortalecendo a relação de confiança entre a instituição, crianças e os jovens. Até hoje, toda a atividade é realizada de forma voluntária pelos integrantes da corporação junto às escolas, empresas, entidades assistenciais e todo tipo de público interessado em conhecer a proposta. As atividades socioeducativas ocorrem, além da teatralização, por meio de palestras, teatro de fantoches, pelo grupo de capoeira e ainda por meio de personagens como os Palhacinhos da Alegria e os mascotes Mike – o Cão Terapeuta, e Toddynho.
