Crianças na Vila Barão se divertem em “teatro sobre rodas”
Uma divertida viagem pela história da humanidade, que começa na Idade da Pedra, passa pela invenção da locomotiva, do automóvel, até chegar à lua. Este é o principal tema da peça “Máquinas”, assistida nesta segunda-feira (11) por alunos da E.M. “Edemir Digiampietri” no “BuZum!”, um teatro de bonecos montado no interior de um ônibus, que estacionou na Oficina do Saber da Vila Barão. A iniciativa faz parte do “Estrada para a Cidadania”, programa da CCR Viaoeste, desenvolvido com apoio da Prefeitura de Sorocaba.
Desde 2002, o “Estrada para a Cidadania” orienta crianças do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental sobre meio ambiente, segurança de trânsito e cidadania. Em Sorocaba, a edição beneficia 9.600 estudantes de toda a Rede Municipal de Ensino. As visitas do “BuZum!” expandem as atividades do programa, pois as apresentações teatrais se destinaram a alunos de outras séries da escola. No sábado (9), foram realizadas doze sessões de “Máquinas” e da peça “13 Gotas” na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, abertas a toda população.
Bastante colorido, o ônibus-teatro chamava atenção das crianças assim que chegavam à Oficina do Saber, enquanto aguardavam ansiosas pelo início da sessão. “Já fui ao cinema e também assisti ao teatro, mas dentro do ônibus, não”, revelou Cauã, seis anos, aluno do 1.º ano. No espetáculo, dois atores interagem com os alunos antes de começar a história contada com música, projeções e os fantoches personagens. Ao final, as crianças levam um caderno de atividades para trabalhar em classe.
Ao término da peça, quem também demonstrou empolgação foram os alunos do 4º ano B, contando detalhes da história e aquilo que mais gostaram. A professora Maria Lúcia Vitorelli também gostou muito. “Antes, havíamos conversado sobre a importância da criação das máquinas para o desenvolvimento tecnológico, até para que eles entendessem melhor a história. Agora vamos trabalhar o conteúdo em sala de aula”, explica.
Com aulas semanais ao longo do ano, o “Estrada para a Cidadania” conta com material didático exclusivo, que procura apresentar os temas propostos de forma transdisciplinar. “Os professores passam por treinamento, de modo a trabalhar o conteúdo com os alunos relacionando-os às disciplinas”, explica a gestora do programa pela Sedu, Tânia Laino.
Além de bem ilustrados e com uma linguagem acessível às crianças sobre leis de trânsito e cidadania, há uma versão do material feita em braile para professores e alunos com deficiência visual. Parte das atividades é feita pelas crianças em casa, visando estimular a participação das famílias.
Tags:Educação, Educação, Estrada para a Cidadania, Oficina do Saber, Oficina do Saber, Teatro, Teatro
