Teatro de fantoches leva ação educativa em combate ao Aedes para 500 crianças em escola municipal
Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br
Na última sexta-feira (23) A Unidade Básica de Saúde (UBS) Ulisses Guimarães em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), realizou um teatro de fantoches para levar orientação sobre os cuidados com o mosquito Aedes aegypti a 500 alunos da Escola Municipal Professora Inês Rodrigues Cesarotti.
Durante a apresentação, o teatro da GCM e a equipe de saúde abordaram sobre as arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela) e os cuidados pra evitar tanto a proliferação do mosquito, quanto as doenças. Sorocaba registrou 1.020 casos confirmados de dengue (871 autóctones, 104 importados e 45 indeterminados), 71 de chikungunya (63 autóctones, 4 importados e 4 indeterminados) e um caso importado de febre amarela, infectado na cidade de Cajati. Nenhum caso de zika foi registrado.
De acordo com o supervisor da saúde área norte, Valmir da Veiga, a ação é um trabalho árduo que precisa ser exposto pra sociedade. “Trabalhamos intensamente com a conscientização e sensibilização para combater o Aedes, é de grande importância que o trabalho seja reforçado nas escolas, pois as crianças serão os futuros adultos responsáveis pelo combate”, ressalta.
A Secretaria de Saúde informa que denúncias de criadouros do Aedes aegypti devem ser feitas por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao ou ainda em uma das Casas do Cidadão. Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município através do número (15) 99129-2426, das 8h às 17h. Em seguida, uma equipe técnica vai ao local e faz a inspeção da área para tomar as devidas providências.
