Teatro de fantoches ensina a eliminar o mosquito da Dengue

Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Crianças aprendem de forma lúdica a acabar com os criadouros

Alunos da Unidade 1 do Centro de Educação Infantil “Dona Zizi de Almeida” (CEI-03) aprenderam de forma lúdica como acabar como o mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti. A Secretaria Municipal da Educação (Sedu), por meio do Programa Escola Saudável, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), apresentaram um teatro de fantoches às crianças.

O objetivo da Sedu é realizar um trabalho educativo e informativo sobre dengue, direcionado às crianças. Desta forma os alunos conhecem e multiplicam as informações para outras pessoas, sobre os sintomas da doença e como combatê-la, como a eliminação dos criadouros do mosquito.

Apresentado pela GCM Márcia Regina de Farias, com vários personagens, a peça cativa os estudantes que acabam participando da apresentação. O vilão da história, claro, é o mosquito Aedes aegypti. A cada aparição do boneco os alunos sinalizavam e gritavam sobre o perigo de levar uma picada.

Nicole Lima Rodrigues, de 5 anos, aprendeu bem o que se deve fazer para evitar a criação do mosquito. “É preciso acabar com a água parada”. A colega Julia Mara, 6 anos, achou legal o teatro de fantoche. “É preciso ter cuidado para não pegar dengue.”

Quem também prestou bastante atenção foi Enzo Lourenço da Silva, 6 anos. “Muito legal. É preciso jogar a água parada fora”. Mesma opinião da Amanda Rocha Iorto Ligeiro. “É na água parada que o mosquito coloca o ovo”.

Vistorias

Outra ação de combate à dengue realizada pela Secretaria da Educação consiste em vistorias semanais nas unidades escolares. O objetivo é identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

A atividade envolve 423 funcionários de 141 unidades da rede municipal. Três funcionários da cada escola ficam responsáveis por fazer essa vistoria. Eles recebem uma planilha de controle (check-list) e olham cada detalhe.

A maioria das unidades faz a vistoria na segunda-feira, após o final de semana. Essa lista é colocada na frente das unidades escolares para que os pais possam acompanhar.

Tags:, ,