Parceria entre a Secretaria da Educação e a GCM leva diversão e informação sobre a dengue
O teatro de fantoches da Guarda Civil Municipal (GCM) estará neste sábado (03) na Escola Municipal “Lea Edy Alonso Saliba”, no Jardim Marcelo Augusto. O horário de apresentação acontece a partir das 9h30. A programação é uma parceria entre a Secretaria da Educação (Sedu) e a GCM e ainda haverá atividades lúdicas e educativas abordando a questão da prevenção à dengue, inclusive, o combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.
“Além da peça de teatro nós fazemos a distribuição do material da ‘Turminha Caça a Dengue’, que consiste num kit contendo cartilha, informativo, adesivo, planilha de vistoria de imóvel e material para colorir”, explica Luís Gustavo Maganhato, gestor de desenvolvimento educacional do Programa Escola Saudável, da Sedu,
O teatro de fantoches da GCM está passando em 13 escolas. Essas unidades fazem parte da proposta do ‘Escola Viva’, que é o Clube da Escola que acontece nos sábados.
No dia 10 de outubro será a vez da Escola Municipal “Professor Amin Cassar”, no Jardim São Camilo, receber o teatro de fantoches da GCM. “Com a peça de teatro as crianças conhecem e multiplicam as informações para outras pessoas, sobre os sintomas da doença e como combatê-la, como a eliminação dos criadouros do mosquito”, diz Gustavo.
O teatro de fantoches é realizado pela GCM Márcia Regina de Farias. Com seus bonecos, ela cativa as crianças, que acabam participando da apresentação. Além da questão da dengue, Márcia aborda outros temas, como não soltar pipa com cerol e o não uso das drogas ainda é apresentrado às crianças.
Clube da Escola
O Clube da Escola é um programa de lazer educacional, com abrangência sociocultural, desenvolvido pela Sedu. Como se fossem Clubes Sociais, as escolas municipais disponibilizam, em finais de semana, suas dependências às comunidades em geral para o desenvolvimento de ações lúdicas e de entretenimento com a prática de diversas atividades dirigidas ou direcionadas às Artes (música, dança, teatro, artesanato, etc.), à Recreação (brincadeiras, jogos e gincanas) e ao Esporte (futsal, basquete, vôlei, tênis de mesa, etc.).
O objetivo é buscar a transformação positiva do ambiente escolar, tornando-o mais familiar, oferecendo ações de Lazer que possibilitem situações de convívio social harmônico, numa perspectiva de oportunizar crescimento pessoal e coletivo. A proposta estimula e deixar fruir, com leveza e responsabilidade, o intercâmbio entre as culturas educacionais e sociais que permeiam o ambiente escolar.