Performance que trata da história do Brasil, a partir de 1530, foi financiada pela Lei de Incentivo à Cultura (LINC).
A Trupe Caçadores de Tatu estreia a performance “Taturema: Peabiru + Mebengokré”, com duas apresentações neste final de semana, no sábado (12) e domingo (13), ambas às 18h. A atividade é gratuita, com duração de 180 minutos, com intervalo de 15 minutos entre os dois atos, e acontecerá na sede da Trupe Caçadores de Tatu, que fica na rua Dr. Artur Martins, 121, Centro no quarto andar. Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência.
A apresentação faz parte do projeto “Taturemas em Processo” que conta com apoio institucional da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LINC), da Secretaria da Cultura (Secult).
Segundo o coordenador de cena da Trupe Caçadores de Tatu, Marcio Moraes, o público assistirá a uma performance que vai além do improviso teatral. O trabalho, disse, mostrará a história do Brasil desde 1530, passeando pela realidade nacional até chegar aos dias atuais.
O primeiro ato, Taturema, é uma releitura antropófaga de Aleixo Garcia junto aos dois mil índios carijós que trilharam o caminho de Peabiru, em busca de ouro e prata Inca nas terras virgens da América Latina de 1530. Caminho (Peabiru) que passa por Sorocaba, lembrou Marcio Moraes.
Em Mebengokré, segunda parte da performance, são tratadas questões de tempo contemporâneo. “Trazemos a lama escorrida das barragens que tomam as terras de nossa tribo e apaga seus mitos, forçando-os à renovação. Como uma fênix suja de barro, o herói tem que se desvencilhar de suas tradições e adentrar à noite da floresta suja de dejetos urbanos trazidos pelo rio enlameado e sem vida”, explica Marcio, para quem a LINC é essencial no fomento dos projetos culturais. “Foi uma forma de ampliar o nosso trabalho. São mais de 20 pessoas que participam da performance”, fala ele.
O Taturema, é um formato de espetáculo desenvolvido pela Trupe Caçadores de Tatu para a construção de um espaço comunal de expressão onde, por meio de técnicas e uma estrutura cênica, oficineiros e membros da sociedade podem atuar junto dos atores para a construção da apresentação no ‘aqui-agora’ da cena improvisada. Estrutura-se em canovaccio, roteiro de cenas com base na teoria da Jornada do Herói, de Joseph Campbell .
Serviço
Taturema: Peabiru + Mebengokré
Dias: 12 e 13 – 18h
Duração prevista: 180 minutos, com intervalo de 15 minutos.
Classificação: 16 anos
Lugares: 35 lugares, ingressos distribuídos com 1 hora de antecedência.
Valor: Gratuito
Local: Sede da Trupe Caçadores de Tatu
Rua Dr. Arthur Martins, 121 – 4 andar, centro
O local possui escadaria.