Nesta quinta-feira (dia 19), às 20h, os sorocabanos poderão conferir o filme “Tarja Branca” (2014), do diretor Cacau Rhoden, na estreia do Cine Barracão. O novo cineclube vai funcionar no Barracão Cultural localizado ao lado da Estação Ferroviária, no Centro de Sorocaba. A entrada é gratuita.
Promovidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Núcleo de Formação Cultural da Secretaria da Cultura (Secult), e a Associação Cultural Comunidade do Tambor, as exibições ocorrerão a cada quinze dias, sempre no mesmo horário e local, seguidas de rodas de conversa sobre o tema do filme exibido.
O cineclube será voltado para a exibição de filmes, curtas-metragens e documentários com temática nacional e popular, tendo a curadoria de Welington Liberato dos Santos, jornalista formado pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), cinéfilo inveterado, defensor da valorização do cinema brasileiro, com dois livros publicados: Hotel Albany e Menino Bonito. Possui a página “Dicas de Cinema” na rede social Facebook. Hoje é servidor publico e batuqueiro do Maracatu Mukumby.
Após a exibição de “Tarja Branca” haverá uma roda de conversa com Lívia Fontão, formada em Letras e Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), com especialização na Casa Redonda sobre a “Criança e o Brincar”. Professora, ela já lecionou para os níveis de educação infantil ao ensino médio e atualmente participa do projeto “Tempo sem Tempo”, que trabalha com o brincar.
O Cine Barracão terá capacidade para quarenta pessoas. O Barracão Cultural está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro, ao lado da Estação Ferroviária.
Sobre o filme
A partir dos depoimentos de adultos de gerações, origens e profissões diferentes, o documentário discorre sobre a pluralidade do ato de brincar, e como o homem pode se relacionar com a criança que mora dentro dele. Por meio de reflexões, o filme mostra as diferentes formas de como a brincadeira, ação tão primordial à natureza humana, pode estar interligada com o comportamento do homem contemporâneo e seu “espírito lúdico”.
Ficha técnica
Título: Tarja Branca – A Revolução que Faltava (Original)
Ano produção: 2014
Direção: Cacau Rhoden
Elenco: Antônio Nóbrega, Domingos Montagner, José Simão e Wandy Doratiotto
Duração: 80 minutos
Classificação: livre para todos os públicos
Gênero: Documentário
País de Origem: Brasil