Substituição de rede elétrica no entorno do Zoológico vai proteger animais
Com o objetivo de evitar acidentes por descarga elétrica em animais, a Prefeitura de Sorocaba solicitou a modernização de rede de alta tensão localizada nas ruas no entorno do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, na Vila Hortência. A CPFL Piratininga iniciou as ações na semana passada, que devem prosseguir pelos próximos meses, incluindo melhoramentos nas redes primária e secundária e a substituição dos cabos, atualmente instalados, por outros mais protegidos.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Clebson Ribeiro, a medida se deve ao recebimento constante de informações pela equipe técnica do Zoo de animais que são vistos percorrendo fios de alta tensão. Nos últimos anos, inclusive houve registro de animais mortos eletrocutados. “A maior incidência de animais circulando pela rede elétrica se dá entre os primatas que habitam a mata nativa do entorno do Quinzinho, sobre os quais não há nenhum controle, por não fazerem parte da população do Parque”, explica.
A Seção de Bem-Estar Animal da Sema e o Comitê Municipal dos Direitos dos Animais de Sorocaba iniciaram, então, em novembro do ano passado, tratativas com a CPFL para verificar alternativas técnica para isolamento dos fios de alta-tensão localizados nas ruas no entorno do Zoológico. Além da proteção, defesa e preservação dos animais, conforme prevê Lei Estadual nº 11.977/2005, a medida atende também a Lei Municipal n° 11.079, de 14 de abril de 2015, de autoria do vereador José Francisco Martinez.
O projeto técnico em execução prevê uma nova rede primária de 23,1 Kilovolts (kV), substituindo os cabos de alumínio nu por cabos de alumínio protegidos; a troca de 350 metros de cabos de alumínio nu 336,4 MCM por cabos de alumínio compactados 185 mm² com cobertura em XLPE de 4mm; a substituição de 1.520 metros de cabos de alumínio nu 1/0AWG por cabos de alumínio protegidos de 70mm²; melhoramento de rede secundária 220/127V, substituindo cabos de alumínio nu 1/0AWG por cabos de alumínio multiplexados 70mm²; e a troca de 700m de cabos de alumínio nu 1/0AWG por cabos de alumínio multiplexados de 70mm² com isolação para 1kV. De acordo com a concessionária, a iniciativa representará um investimento de R$ 150 mil.
Tags:Meio Ambiente, Meio Ambiente, Serviços Públicos, Serviços Públicos, Zoológico, Zoológico
