Sorteados do “Altos do Ipanema II” têm mais dez dias para comprovar dados
Por: Tânia Franco - ttferreira@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Alexandre Lombardi
Cerca de 650 pessoas já foram atendidas e muitas deixaram de entregar documentos. O prazo final para o cadastro termina em 14 de setembro.
A última sexta-feira (28) de agosto não poderia ser melhor para a Elizete Moreira. Sorrindo e com a sensação de que “agora falta pouco”, ela foi uma das quase 130 pessoas que compareceram à unidade descentralizada da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), que fica na avenida Afonso Vergueiro, no centro, para entregar a documentação que comprova seu direito a um dos 2.160 apartamentos do residencial “Altos do Ipanema II”.
Morando “de favor” numa casa no bairro Nova Esperança, e mãe de cinco filhos, ela disse que está mais tranquila e muito feliz. “Agora terei a minha casinha”, enfatizou, contando que havia levado toda a documentação pedida pela Sehab e que só faltou uma declaração escolar. “Mas eu trago na segunda-feira”, garantiu. Quanto ao atendimento recebido no local, Elizete não poupou elogios: “Desde o começo eles estão ajudando a gente, são educados e têm muita paciência”.
Segundo a chefe da Seção de Apoio Social, Adriana Paschoal Costa, diariamente, desde o início da semana estão agendadas 150 sorteados por dia, mas a média de atendimento tem sido de 130 munícipes. Mesmo depois de dois meses para juntar a documentação toda, período em que os beneficiados vêm sendo orientados pelos técnicos da Secretaria da Habitação, muita gente ainda tem dúvidas ou deixa de entregar algum comprovante. “Estamos dando um prazo de dois ou três dias para que essas pessoas possam concluir seu cadastro. Além disso, alertamos que no dia 14 de setembro o prazo termina e não haverá prorrogação”, garante.
Estão concorrendo aos imóveis que fazem parte do Programa Habitacional Municipal – Nossa Casa, 2.268 pessoas. São os 2.160 titulares e os respectivos suplentes, já que em caso de não cumprimento dos requisitos para o financiamento esses últimos são chamados pela ordem de sorteio.
Além de documentos pessoais, comprovante de renda de até no máximo R$ 1,6 mil, comprovação de moradia em Sorocaba pelos últimos cinco anos, bem como da composição familiar, aqueles que declararam algum tipo de doença grave ou deficiência, que são pré-requisito de seleção, deverão apresentar atestado médico ou de atendimento de entidade específica para validação.
O residencial está em construção no KM 3,8 da rodovia Emerenciano Prestes de Barros (SP-97), que liga Sorocaba a Porto Feliz. Cada apartamento tem 47m² divididos em sala, cozinha, banheiro e dois quartos, além de vaga de garagem. A Caixa Econômica Federal (CEF) é o financiador e quase 94% do valor do imóvel é subsidiado pelos governos federal e estadual. Cabe ao beneficiário quitar o restante, em parcelas mensais ao longo de dez anos, correspondentes a até 5% da renda familiar.
Tags:Habitação
