Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/sorria-caranda-da-inicio-a-projeto-de-educacao-em-saude-bucal/
Acessado em: 30/11/2025 - 09h40

Sorria Carandá dá início a projeto de educação em saúde bucal

Por: Evenize Batista - ecbsilva@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

Batizado de Sorria Carandá, começou neste mês de julho o projeto piloto de um programa de educação em saúde bucal idealizado pelo Serviço de Odontologia da Secretaria da Saúde de Sorocaba. As ações estão sendo realizadas quatro vezes por semana na Unidade Básica de Saúde do mais novo bairro da cidade, escolhido para dar início ao trabalho que deve ser expandido para outras UBSs nos próximos meses.

Um espaço educativo foi montado na unidade para receber e orientar crianças e adultos. Dentistas ficam no local e fazem palestras e apresentações ilustradas sobre como cuidar da saúde bucal, como higienizar os dentes, prevenir cáries, cuidados específicos para diferentes faixas etárias e períodos da vida, como a fase idosa, a adolescência, a infância e a gravidez.

A dentista Ana Paula Guimarães Pena Vallilo, coordenadora do projeto, explica que foram selecionados conteúdos compatíveis para cada momento da vida e preparados materiais de apoio para atrair a atenção e orientar as pessoas que passam pela unidade de saúde. A equipe que atua nas palestras é formada por dentistas do Serviço de Educação, Prevenção e Triagem Odontológica (Septo) que atua nas escolas da cidade durante o período letivo.

Na manhã desta quarta-feira (12) foram feitas palestras voltadas a adultos, crianças e gestantes. Grávida de oito meses, Larissa Mayara Ferreira da Silva, de 16 anos, já participou duas vezes das atividades, como adolescente na semana passada e como gestante nesta quarta-feira (12). Segundo ela, foram boas oportunidades para o aprendizado: “Não sabia do risco dos piercings de boca. Já tive um e, depois que a dentista falou disso, eu desisti de ter outro”, comentou. À espera de Kevin para as próximas semanas, a futura mamãe também já está orientada sobre a higiene da boca do bebê: “No início, vou usar uma fraldinha para limpar a gengiva e depois os dentinhos”, contou.

A prevenção é o principal foco do projeto Sorria e as palestras abordam temas como escovação, cuidados com próteses (para idosos), alimentação, hábitos saudáveis e uso correto de produtos para higiene da boca, entre outros assuntos. “Conhecer a própria boca é o que consideramos essencial para que as pessoas passem a se cuidar mais e adotar atitudes preventivas”, comentou a dentista Angélica Reis. Palestrante desta quarta-feira (12), a dentista Ângela Galone Gomes ressaltou que os hábitos devem ser estimulados nas crianças desde cedo, mas podem ser incorporados a qualquer momento: “Basta estar bem informado e determinado a cuidar corretamente da boca. Isso vai evitar problemas como cáries e até perdas de dentes no futuro”, finalizou.