Vagas são limitadas
A Prefeitura de Sorocaba realiza nesta sexta-feira (dia 13), às 19h, a 4ª Trilha Noturna no Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flávio da Costa Chaves” (PNMCBio), na Zona Norte do município. As inscrições já podem ser feitas pelo telefone (15) 3293.1103 ou pelo e-mail parquebio@portalideas.org.br[1]
Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a atividade encerra a semana em alusão a cuíca-de-três-listras (Monodelphis iheringi), ao animal símbolo da unidade de conservação, e tem por objetivo realçar a importância da espécie para o meio ambiente.
Os participantes percorrerão a trilha “Campininha”, com aproximadamente 5,7 Km de extensão, permeando todos os ambientes do parque em aproximadamente duas horas e meia de caminhada. Trata-se de uma trilha longa, porém de nível baixo de dificuldade.
Durante o percurso os monitores do parque vão realçar a importância da espécie para todo o ecossistema, além de oferecer informações a respeito de toda a fauna e flora encontrada no parque. Atividades de sensibilização e conscientização serão feitas para proporcionar a todos os envolvidos uma experiência única em meio a um ambiente natural.
Para participar é obrigatório que o visitante esteja vestido de forma adequada, com sapato fechado (tênis), calça, lanterna e garrafa de água. É indicado ainda o uso de roupas confortáveis e de repelente.
O Parque da Biodiversidade funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, e está localizado na Avenida Itavuvu, 11.500, próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). A entrada é gratuita.
Sobre a cuíca-de-três-listras
A cuíca-de-três-listras foi eleita o animal símbolo do Parque de Biodiversidade graças a um trabalho de estudo de manejo ambiental realizado pela USP, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba. Em fevereiro de 2012, pesquisadores encontraram, pela primeira vez, um exemplar da espécie na região de Sorocaba.
De acordo com a Sema, existem poucos registros da espécie em toda a América do Sul. Trata-se de um marsupial de pequeno porte, que chegam a medir cerca dez centímetros de comprimento. São animais pouco estudados, que vivem no solo da floresta alimentando-se principalmente de artrópodes, como aranhas e insetos, além de pequenos frutos.
O ciclo de vida da cuíca é bastante curto, semelhante ao de um roedor. Porém, sua reprodução não é tão eficiente, sendo animais raros por natureza. Considerando-se o grau de ameaça, além de restrita, a espécie encontra-se na lista de animais ameaçados de extinção, numa categoria vulnerável.