Sorocabanos poderão conferir doze atrações do “Viva a Cultura”

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Divulgação

A partir desta quinta-feira (dia 17), a população sorocabana poderá conferir gratuitamente as atrações artísticas do Projeto “Viva a Cultura”, realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). A programação contempla exibição de filmes, apresentações musicais e espetáculo circense em espaços públicos de nove bairros da cidade: Vila Haro, Vitória Régia, Jardim Santa Bárbara, Vila Sabiá, Éden, Campolim, Jardim Abaeté e Parque das Laranjeiras.

Na quinta-feira, às 19h, os moradores de Aparecidinha poderão conferir o filme “Irmão Urso” (2003), na Praça da Matriz, dentro da programação do Cine Boa Praça. A animação conta a história da vida de um rapaz chamado Kenai, que muda inesperadamente quando os Grandes Espíritos o transformam em um urso – a criatura que ele mais odeia. Depois de fazer amizade com um filhote de urso chamado Koda, Kenai tentará recuperar a sua forma humana enquanto o seu irmão (que não sabe da transformação de Kenai) o persegue em uma missão para vingar e honrar sua família.

Sexta-feira no Vitória Régia

Na sexta-feira (18), às 19h, acontece o Cine Boa Praça no Parque “Amedeu Franciulli”, no Vitória Régia. A comunidade vai conferir gratuitamente o filme “Universidade Monstros” (2013). Mike Wazowski e James P. Sullivan formam uma dupla inseparável em Monstros S.A., mas nem sempre foi assim. Quando se conheceram na universidade, os dois jovens monstros se detestavam, com Mike sendo um sujeito estudioso, mas não muito assustador, e Sulley surgindo como o cara popular e arrogante, graças ao talento inerente para o susto. Após um incidente durante um teste, os dois são obrigados a participar da mesma equipe na Olimpíada dos Sustos. A equipe, por sinal, é formada por uma série de monstros desajustados, para o desespero de Sulley, acostumado a conviver com os caras mais populares da escola.

Sábado no Jardim Santa Bárbara, Vila Sabiá e Éden

No sábado (dia 19), o “Viva a Cultura” estará na Rua Nilza Neves Zulianio, no Jardim Santa Bárbara. Às 16h, tem apresentação do Trio Brasileirama, que levará um repertório especial de sambas. O grupo é formado por Maíra Fantoni (voz e percussão), Ton Dutra (voz e violão) e Thadeu Rios (guitarra e voz).

Em seguida, às 17h, a comunidade poderá conferir o espetáculo “Truques e Circaria”, com a Cia Barracão da Vó. Recheado de mágicas e brincadeiras, a apresentação conta a história de dois palhaços amigos se que se encontram, porém um deles está triste porque roubaram sua bicicleta e o outro muito feliz porque vai comprar um carro. No meio desse conflito, mágicas e truques acontecem até um deles resolver convidar um mágico de verdade para mostrar o que é um truque profissional. É um espetáculo completamente interativo, onde o público é parte integrante e sempre convidado a participar. Por último, às 19h, será exibido “Operação Big Hero” (2014).

A Secretaria da Cultura também levará atrações especiais para a Vila Sabiá. Às 15h terá apresentação de mágica com Denis Mota, que trabalha como ator desde 2009 e como mágico desde 2012. Nesse período desenvolveu uma ótima naturalidade para fazer suas apresentações obtendo reconhecimento de sua arte do meio mágico em Sorocaba. O ator é formado pelo curso técnico em Arte Dramática pelo Senac Sorocaba e pela Escola Técnica de Teatro, Arte e Comunicação (ETAC). Atualmente, além de mágico, trabalha como ator-pesquisador da Trupe Caçadores de Tatu.

Já às 16h30, tem apresentação de Paulo Roberto Siqueira Sebastião, ou Mc Zap San, 28 anos, morador de Sorocaba, que além de MC é produtor. Conheceu o rap aos 11 anos de idade e hoje, aos 28 anos, é uma das referências do hip-hop em sua região.

Ainda no sábado o Cine Boa Praça estará à Praça “Pedro José Ayrolla”, no Éden. Às 19h, será exibido “Operação Big Hero” (2014) para a comunidade.

Domingo no Campolim, Parque das Águas e Laranjeiras

No domingo (20), às 11h, a Secretaria da Cultura vai promover a apresentação do Monoclub no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. Com o resgate da cultura caipira, envolta na estética do mundo atual, o Monoclub traz o Folk Brasileiro em sua bagagem desde 2011. As raízes encontradas em Almir Sater e Renato Teixeira são mescladas às influências do country americano de Wilco e Willie Nelson.

Já à tarde, às 16h, o Duo Blues Marcos Boi e João Leopoldo faz show no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. O duo é voltado para a pesquisa e execução do blues e do jazz da primeira metade do século XX e é formado por João Leopoldo (teclado e voz) e Marcos Boi (guitarra, violino e voz). Os músicos apresentam uma sonoridade peculiar, firmando estilo próprio dentro da tradição do blues. No repertório além das composições próprias, canções de compositores como B.B. King, Buddy Guy, Eric Clapton, Stevie Ray Vaughan, Ray Charles, entre outros.

Para encerrar a programação, às 19h, terá o Cine Boa Praça no Parque das Laranjeiras. Os moradores do bairro poderão conferir o filme “Hotel Transilvânia” (2012) em frente à Oficina do Saber, na avenida Ulysses Guimarães. A animação conta a história do Hotel Transilvânia, o luxuoso resort “cinco estacas” de Drácula, onde monstros e suas famílias podem viver livres da intromissão do mundo humano. Mas há um fato pouco conhecido sobre Drácula: ele não é apenas o príncipe das trevas, mas também o pai superprotetor de uma filha adolescente, Mavis, e inventa contos de perigo para dissuadir seu espírito aventureiro. Como um refúgio para Mavis, ele abre o Hotel Transilvânia, onde sua filha e outros monstros famosos como Frankenstein e sua noiva, a Múmia, o Homem Invisível, uma família de lobisomens, e outros, podem relaxar com segurança e tranquilidade. Para Drac, servir a todos esses monstros lendários não é um problema. Mas o seu mundo pode desabar quando um cara comum acaba indo parar no hotel e se encanta por Mavis.

Tags:,