Sorocabanos poderão conferir apresentação da ‘São Paulo Companhia de Dança’
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Neste sábado (dia 29), às 20h30, a população terá a oportunidade de conferir gratuitamente a apresentação da São Paulo Companhia de Dança (SPCD) no palco montado nos jardins do Paço Municipal, ao lado do Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV). Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e o Fundo Social de Solidariedade (FSS), o espetáculo faz parte das atividades de lançamento do 1º Festival de Dança de Sorocaba – DançAção e integra a programação especial de aniversário da cidade dentro do “Sorocaba Paço e Compasso”.
Mantida pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, a companhia apresentará a Suíte do 2° ato de La Sylphide e o Grand Pas de Deux de O Cisne Negro, ambas criações de Mario Galizzi para SPCD a partir dos originais de August Bournonville e Marius Petipa, respectivamente; e Gnawa, de Nacho Duato, sob a direção de Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora.
“Estamos muito felizes por voltar à Sorocaba, uma cidade que valoriza a arte da dança. É um grande prazer para a SPCD participar do lançamento do 1º Festival de Dança de Sorocaba – DançAção”, fala Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia de Dança.
A Suíte do 2° ato de La Sylphide é um marco do balé romântico, um conto de fadas do balé, no qual a dupla aparição feminina – sensual e etérea – simboliza a dualidade do corpo e do espírito. Ela traz um mundo imaginário permeado de personagens fantásticos como sílfides – seres alados da floresta – com música de Heman Lovenskjold (1815-1870).
Já o Grand Pas de Deux de O Cisne Negro é um dos grandes momentos do terceiro ato deste balé, um dos mais conhecidos do mundo. Este duo marca o encontro do príncipe Siegfried com Odile, o Cisne Negro. Filha do feiticeiro Rothbart, ela deseja encantar o príncipe para que ele quebre sua jura de amor eterno a Odete, o Cisne Branco, durante um baile. Para enganá-lo, Odile sutilmente alterna sensualidade e doçura, e deixa transparecer toda sua maldade.
Gnawa é uma obra vibrante, que utiliza os quatro elementos – água, terra, fogo e ar – para tratar da relação do ser humano com o universo. A obra apresenta o reiterado interesse de NachoDuato pela gravidade e pelo uso do solo na constituição de sua dança. Os gnawas são uma confraria mística adepta do islamismo, descendentes de ex-escravos e comerciantes do Sul e do centro da África que se instalaram ao longo dos séculos no Norte daquele continente.
Nos espetáculos da SPCD são utilizados recursos de audiodescrição, que transmite à pessoa com deficiência visual, por meio de fones de ouvido, informações sobre cenário, figurino e, principalmente, os movimentos dos bailarinos em suas apresentações. A partir de 2014, com o objetivo de viabilizar a implantação de mais recursos de acessibilidade comunicacional, a SPCD ampliou o programa. A tecnologia avançada do aplicativo Whatscine transmite para smartphones e tablets os recursos de audiodescrição, janela de libras e legendagem, permitindo às pessoas com deficiência entrar em contato com o universo da dança.
Criada em janeiro de 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo, a SPCD apresenta espetáculos com um repertório variado, que vai do clássico ao contemporâneo e, em 2015, apresenta obras marcadas pela diversidade e pelo ineditismo. Ela se apresenta no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior, e já foi assistida por mais de quatrocentas mil pessoas em dez diferentes países, passando por mais de oitenta cidades, em mais de quatrocentas apresentações.
O Paço Municipal está localizado na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.140, no Alto da Boa Vista.
Oficinas educativas
Além do espetáculo, a SPCD realizará duas Oficinas de Dança Técnica de Balé Clássico e Repertório em Movimento, também neste sábado, das 10h às 11h30 e das 12h às 13h30, respectivamente, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”. Ambas serão ministradas por Giovanni Di Palma, professor e assistente de coreografia da companhia.
Na oficina de Balé Clássico, os participantes terão a oportunidade de conhecer um panorama da técnica de balé usada em uma companhia profissional. Já na oficina Repertório em Movimento, os alunos poderão vivenciar trechos de coreografias que compõem o repertório da Companhia. Todas as vagas já foram preenchidas pelo site www.aspd.corg.br[1]
Ficha Técnica do Espetáculo
SUITE DO 2° ATO DE LA SYLPHIDE (2014)
Coreografia: Mario Galizzi a partir do original de 1836 de August Bournonville (1805-1879)
Estreia da obra de August Bournonville: 1836, The Royal Danish Ballet, Copenhague, Dinamarca
Estreia Mundial: 2014, Teatro Sérgio Cardoso, São Paulo
GRAND PAS DE DEUX DE O CISNE NEGRO (2014)
Coreografia: Mario Galizzi a partir do original de 1895 de MariusPetipa (1818-1910)
Música: Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893)
Iluminação: Guilherme Paterno
Figurinos: Tânia Agra
Estreia da obra de Marius Petipa: 1895, The Imperial Ballet, São Petersburgo, Rússia
Estreia Mundial: 2014, Teatro Luiz Mendonça, Recife, Brasil
GNAWA (2005)
Coreografia: NachoDuato
Música: Hassan Hakmoun, Adam Rudolph, Juan Alberto Arteche, Javier Paxariño, Rabih Abou-Khalil, Velez, Kusur e Sarkissian
Remontagem: Hilde Koch e Tony Fabre (1964-2013)
Organização e produção original: Carlos Iturrioz Mediart Producciones SL (Spain)
Figurinos: Luis Devota e Modesto Lomba
Iluminação: Nicolás Fischtel
Estreia mundial: 2005, Hubbard Street Dance Chicago, Chicago
Estreia pela SPCD: 2009, Teatro Sérgio Cardoso, São Paulo, Brasil
Serviço:
São Paulo Companhia de Dança
1º Festival de Dança de Sorocaba – DançAção
Suíte do 2° ato de La Sylphide; e Grand Pas de Deux de O Cisne Negro – ambas de Mario Galizzi a partir dos originais de 1836 de August Bournonville (1805-1879), e de 1895 de Marius Petipa (1818-1910), respectivamente; e Gnawa, de Nacho Duato
Quando: 29 de agosto (sábado)
Horário: 20h30
Onde: Paço Municipal – palco externo instalado no jardim ao lado do Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV)
Endereço: Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista.
Quanto: Gratuito
Duração do espetáculo: 1h15
Indicação Classificativa: Livre
Estacionamento gratuito
Mais informações: www.sorocaba.sp.gov.br/aniversario ou pelo telefone (15) 3211.2911, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.