Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/sorocabanos-podem-votar-num-animal-do-zoo-e-conhecer-mais-sobre/
Acessado em: 18/01/2026 - 10h47

Sorocabanos podem votar num animal do Zoo e conhecer mais sobre a espécie

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Bruno Corrá

Os munícipes poderão votar no link https://goo.gl/ppwpm1[1] até o dia 5 de março

Ainda dá tempo de participar e escolher, de acordo com a curiosidade, qual dos três habitantes que vivem no Serpentário do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” – a jararaca-ilhoa (Bothrops insularis), o teiú (Salvator merianae) e o sapinho-garimpeiro (Adelphobates galactonotus) – deve ter divulgadas sua história e curiosidades. O animal mais votado ganhará um vídeo especial que mostrará aspectos de sua biologia, ecologia e sobre como é a vida da espécie no zoo.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a ação educativa intitulada “Sobre qual animal você gostaria de saber mais?” visa oferecer a oportunidade de a população conhecer um pouco mais sobre algumas das espécies que vivem no local. A cada mês, a equipe técnica do Zoo escolherá três espécies de animais e será disponibilizado, na internet, um formulário de votação.

As pessoas poderão votar em um dos três animais acessando o link https://goo.gl/ppwpm1[2] até o dia 5 de março.

Fim de semana com atividades especiais

Neste sábado e domingo (dias 27 e 28), os visitantes do Zoo terão a oportunidade, novamente, de conhecer um pouco mais o teiú (11h), a jararaca-ilhoa (13h30) e o sapinho-garimpeiro (14h30).

Para isso, serão realizadas ações interativas que dão ao público condições de saber um pouco sobre os animais e o trabalho realizado no Zoo para garantir-lhes bem-estar e mais qualidade de vida.

O tratador responsável abordará o dia-a-dia do serpentário, enquanto um estagiário da Educação Ambiental falará a respeito das características dos animais em questão. Tudo será acompanhado por um biólogo ou um veterinário do Zoo.

No recinto do teiú, por exemplo, o público poderá conferir, às 11h, o tratador oferecendo o “almoço” ao réptil. “A alimentação deste animal em cativeiro consiste em uma massa feita de ração de cachorro, carne e cenoura moídas. O teiú também come folha de couve e frutas da época”, explica a bióloga do Zoo, Luana Longon.

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.

Foto: Bruno Corrá Foto: Bruno Corrá Foto: Bruno Corrá
Endnotes:
  1. https://goo.gl/ppwpm1: https://goo.gl/ppwpm1
  2. https://goo.gl/ppwpm1: https://goo.gl/ppwpm1