Sorocabanos podem visitar exposição “Fragmentos de um Paraíso”
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Quem ainda não visitou a exposição “Fragmentos de um Paraíso”, com doze obras em aquarela do artista plástico Joaquim Saraiva Marques, instalada no Palacete de Cristal do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, tem até o dia 30 de agosto para conhecer o trabalho. A entrada é gratuita.
Organizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a atividade tem por objetivo estreitar a ligação das pessoas com as plantas e a arte de forma natural, apresentando aos participantes uma técnica artística na busca de expressões e qualidades individuais, propiciando explorar aspectos formais da arte e o trabalho colaborativo. A exposição faz parte da programação especial de aniversário de Sorocaba.
Joaquim Saraiva Marques explica que o título da exposição “Fragmentos de um Paraíso” foi inspirado na frase “Se algures na Terra existe o paraíso terrestre, não pode ele estar longe daqui!”, dita por Américo Vespúcio (1454-1512) referindo-se à vegetação em Terras de Vera Cruz.
“Para muitos europeus, como eu, o Brasil é sinônimo de floresta tropical, vegetação luxuriante e beleza natural de tirar o fôlego. Porém, toda a beleza é frágil, necessitando de cuidado e respeito. Vejo minha exposição, em primeiro lugar, como uma homenagem à beleza natural do Brasil, mas, ao mesmo tempo, ela faz um apelo, sobretudo aos mais jovens, a lançar um olhar mais atento sobre o patrimônio ambiental”, afirma o artista plástico.
Segundo Joaquim, com a destruição da natureza pelo homem aumentando a cada dia, em breve muitas espécies vegetais apenas existirão em fotografias, ilustrações e pinturas. “Do paraíso que tanto deslumbrou Vespúcio restarão apenas ‘fragmentos’”, completa.
A mostra presta também homenagem ao papel educador do Jardim Botânico, empenhado na conscientização do valor e da importância da flora nacional. Os trabalhos inéditos reunidos nesta mostra foram executados em aquarela, com base em esboços de plantas registrados nos diários gráficos do artista durante passeios em jardins da cidade.
Joaquim Saraiva Marques nasceu em 1972, em Frankfurt, Alemanha. Frequentou o Curso de Pintura na Escola Superior de Artes e Design de Offenbach, e obteve licenciatura em Belas Artes na Escola Superior de Belas Artes de Frankfurt, na Alemanha.
Foi bolsista do programa Deutscher Akademischer Austauschdienst, em 1998. Neste mesmo ano fixou residência em Portugal. Em 2001 e 2002, desenvolveu um projeto individual na área da Pintura, sob a orientação do Professor Manuel Castro Caldas, no Centro de Arte e Comunicação Visual (Ar.Co), em Lisboa. Orientou um Atelier Livre de Desenho e Pintura na Academia de Artes e Restauro em Cascais entre os anos de 2008-2013. Na escola de arte Nextart, em Lisboa, foi professor de Pintura entre 2010 e 2013. Em 2013 fixou residência em Sorocaba, onde é professor na Nextart Brasil e coorganizador do projeto Desenhistas Urbanos de Sorocaba.
Oficina gratuita de Filtro dos Sonhos
Quem for ao Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” neste domingo (23) também poderá participar, às 14h, de uma oficina gratuita de Filtro dos Sonhos. Na atividade, o público aprenderá a fazer artesanato com fibras vegetais em formato de filtro dos sonhos, que remete à cultura indígena.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, os interessados devem se inscrever no próprio local, momentos antes do início das oficinas. Serão oferecidas quarenta vagas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail jardimeducador@gmail.com ou pelo telefone (15) 3227.9996.
O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
Tags:Exposição, Jardim Botânico, Meio Ambiente
