Sorocabanos podem conhecer acervo de museus em visita guiada noturna

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Nesta quinta-feira (dia 19), das 18h às 21h, a população terá a oportunidade de participar gratuitamente de uma visita guiada no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) e no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS). Para participar não é necessário se inscrever, basta comparecer ao Jardim Maylaski no início da atividade.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e pelo Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), e ocorre dentro da programação da 14ª Semana Nacional de Museus – “Museus e Paisagens Culturais”, que oferece atividades gratuitas na cidade até domingo (dia 22).

“Esta será uma ótima oportunidade dos sorocabanos conhecerem o rico acervo dos museus da nossa cidade. Esta é a primeira vez que realizamos a visita guiada noturna no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana”, destaca a museóloga da Secretaria da Cultura, Daniella Moreira, responsável pela monitoria no MEFS.

A visita ao museu com monitoria proporciona ao público uma experiência diferente, na qual o participante é estimulado trocar conhecimentos, interagir com as obras e descobrir curiosidades do acervo e dos artistas.

 

No Museu da Estrada de Ferro Sorocabana

A visita guiada começa num passeio pela exposição permanente do MEFS, que conta a história da ferrovia, passando por personagens históricos, pela expansão da ferrovia e pela inauguração das estações.

No museu, o público poderá conferir uma sala dedicada ao pioneirismo da Sorocabana, abordando a criação do Curso de Ferroviários e a abertura das oficinas da Sorocabana. Um outro espaço que o visitante poderá conhecer é a Sala das Curiosidades da Estrada de Ferro Sorocabana, com diversos objetos da época, como relógios, máquinas de calcular, máquina de escrever, telégrafo, escafandro, teodolito e balança de precisão.

Já a Sala das Estações da Sorocabana abriga uma bilheteria de 1900 e fotos das estações de Mairinque, Itapetininga e Itararé, além de uma maquete da Estação Ferroviária de Sorocaba.

Na visita guiada, a equipe da Secretaria da Cultura ainda mostrará a exposição temporária “Traçados da Ferrovia – Desenhos e Projetos da Sorocabana”, que exibe um patrimônio documental, com projetos e desenhos técnicos – originais e reproduzidos – que fazem parte do acervo arquivístico salvaguardado no museu. Entre os originais, estão o de um carro de 2ª classe, com 72 lugares, projetado por G. Ricardo e I. Escobar, em 1924; e um de esgotamento das águas pluviais das oficinas da Sorocabana, projetado em 1926.

Já no subsolo do casarão que abriga o MEFS, o público poderá encontrar um dos primeiros cofres utilizados na Estrada de Ferro Sorocabana, de 1875, fabricado em aço e importado da Alemanha. No local também tem apito de bronze, usado nas máquinas a vapor, controle de tração de bonde, medidor de eletricidade, chave de força, velocímetro de máquina a vapor, para-raios para telefone, miniaturas de carros de passageiros e vagões de carga e um triciclo de linha utilizado pelo guarda-fio em suas inspeções na manutenção elétrica.

 

No MACS

Após a visita ao MEFS, os participantes vão conhecer o acervo do MACS, guiado pelo educador Thiago Consiglio. “Faremos esta atividade de uma maneira bem informal, em forma de bate-papo, deixando todos bem à vontade. A nossa ideia é colocar as pessoas em contato com as obras do nosso acervo”, explica a presidente do MACS, Cristina Delanhesi.

No Chalé Francês, a população poderá conferir a exposição temporária “Olhares e Perspectivas: a pintura no acervo”, que reúne 15 obras de renomados artistas de todo o país, incluindo expoentes de Sorocaba e região, todas elas integrantes do acervo do museu, evidenciando as várias visões de mundo e as temáticas de cada autor e levando ao público o olhar da arte contemporânea por meio das diferentes expressões da pintura.

Os artistas participantes da mostra são: Marco Giannotti, Adams Carvalho, Renata Egreja, Lucia Castanho, Pedro Lopes, Fabio Cardoso, Laura Mattos, Cristina Canale, Vânia Mignone, Rubens Ianelli, Manoel Veiga e Ana Luiza Dias Batista.

No Galpão do MACS, localizado anexo à Estação Ferroviária de Sorocaba, as pessoas poderão conhecer a coleção “As novidades do acervo”.

 

Serviço:

 

MUSEU DA ESTRADA DE FERRO SOROCABANA

Endereço: Rua Dr. Álvaro Soares, 553 – Jardim Maylasky – Centro

E-mail: mefs@sorocaba.sp.gov.br

Telefone: (15) 3231.1026

 

MACS – MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE SOROCABA

Endereço: Avenida Afonso Vergueiro, s/nº – Chalé Francês

E-mail: macs@macs.org.br

Telefone (15) 3233.1692

Estação Ferroviária

 

 

Tags:, ,