Apresentações integram a programação de aniversário da cidade
Nesta terça-feira (dia 25), às 20h, a população poderá conferir o concerto gratuito da Banda Sinfônica da Fundec na Sala de Espetáculos daquela entidade. A apresentação é feita em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e integra a programação de aniversário de Sorocaba.
Sob a regência de Paulo Afonso Estanislau, a banda apresentará um repertório que inclui: “Over the Rainbow”, de Harold Arlen, com arranjo de Warren Barker, com a participação da solista Eliane Pereira (soprano); “Años de Soledad”, de Astor Piazzolla, com arranjo de Dell’Oca Sala, com a participação do solista Matheus Cardoso de Jesus (saxofone barítono); Tim Maia, com arranjo do Sargento França; “Viva la Vida”, de Cold Play, com arranjo de Michael Brown; e “Best of the Beatles”, de John Lennon e Paul McCartney, com arranjo de John Moss.
Criada em 2003 com músicos experientes de outros grupos, professores e alunos da Fundec, a Banda Sinfônica tem como proposta desenvolver e divulgar um repertório próprio para banda, possibilitando assim aos músicos e estudantes a oportunidade de participarem da compreensão artística e formal de um repertório sinfônico e popular.
Orquestra de Cordas no TMTV
Já na quarta-feira (dia 26), também às 20h, a Orquestra de Cordas da Fundec se apresenta no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV), sob a regência de Éber Mateus dos Santos.
Na apresentação, os músicos tocarão: “The Fairy Queen – Prelúdio”, de Henry Purcell; “Memory” (from Cats), de Andrew Lioyd Webber; “Cinema Paradiso”, de Ennio Morricone; “Happy”, de Pharrel Williams, com arranjo de Luiz Rodrigues; “Por una Cabeza”, de Carlos Gardel, com arranjo de Cellomuse; “Carinhoso”, de Pixinguinha, com arranjo de Aramis Teixeira Mendes; “Pentafonia”, de Ernest Mahle; e “Mourão”, de Guerra-Peixe.
A proposta pedagógica da orquestra é de dar aos alunos da Fundec a oportunidade de tocar em grupo, aprimorando seus conhecimentos musicais e preparando-os para futuramente tocar na Orquestra Experimental, na Orquestra Sinfônica de Sorocaba ou em outros grupos.
A maioria dos componentes da Orquestra de Cordas está na faixa etária entre 12 e 17 anos e são todos alunos da Fundec. O grupo reúne a experiência de alunos mais avançados e também músicos principiantes, fato que enriquece a troca de experiências entre eles. Os 35 integrantes da orquestra estão divididos entre os naipes de violino, viola, violoncelo e contrabaixo.
Orquestra Experimental na Sala Fundec
Por último, na quinta-feira (dia 27), às 20h, a Orquestra Experimental da Fundec fará um concerto na Sala de espetáculos da instituição.
O grupo, sob a regência de Paulo Afonso Estanislau, tocará o seguinte repertório: “Ecossaise”, de Franz Schubert; “Nocturne”, de Robert Schumann; “Night and Day”, de Cole Porter, com arranjo de Calvin Custer; “The Best of Green Day”, de Green Day, com arranjo de Douglas Wagner; e Concerto para Contrabaixo – em Lá, de D. Dragonetti, com a participação do solista Allan Texeira (contrabaixo).
A Orquestra Experimental da Fundec foi criada em 2000, dois anos após a criação do Instituto Municipal de Música de Sorocaba (IMMS), com o objetivo de incentivar nos alunos que frequentavam as aulas de instrumento e teoria musical o sentido de trabalho em conjunto com outros instrumentistas, de cooperação, de musicalidade, técnica, percepção rítmica e melódica, e o mais importante de todos esses itens: a autodisciplina que deve nortear, e na qual deve basear-se, a vida profissional de todos os músicos.
Os ingressos da Sala Fundec serão distribuídos a partir das 8h30 no dia do espetáculo, limitados a seis ingressos por pessoa. Já para o concerto no TMTV, os ingressos também estarão disponíveis para retirada na Fundec, das 8h30 às 18h, e na bilheteria do Teatro Municipal a partir das 19h.
A Sala Fundec está localizada na rua Brigadeiro Tobias, 73, no Centro. Já o TMTV fica na Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista. Mais informações pelo telefone (15) 3233.2220.