Feira é uma ótima alternativa para quem deseja encontrar um presente para o dia das mães
Quem ainda não comprou um presente para o Dia das Mães tem mais uma opção em Sorocaba: a 13ª edição da Feira Local de Artesanato e Geração de Renda (Felger). Tradicional evento da cidade, a feira reúne até sábado (9), das 9h às 21h, cerca de cem artesãos sorocabanos expondo seus produtos na Praça “Frei Baraúna”. A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Inês Moron Pannunzio prestigiou o evento na manhã desta quarta-feira (dia 6) e fez questão de cumprimentar e desejar boas vendas a todos os artesãos.
A Felger é realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS) e Associações de Artesanato ASA e Novos Rumos. Com quatro dias de duração, a feira reúne inúmeras opções em artesanato, além de atrações culturais e barracas de comidas.
Como nos anos anteriores, é esperado um grande público para prestigiar a Felger, que antecede ao Dia das Mães justamente para oferecer mais opções aos sorocabanos que buscam um presente diferenciado para elas. “A Felger é uma forma de valorizar os nossos artistas e, ao mesmo tempo, possibilitar a compra de presentes diferenciados para dar às mães”, afirma Geraldo Almeida, secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
Os produtos
Quem visitar a feira encontrará um grande número de produtos artesanais feitos de tricô, crochê, biscuit, pintura em tecido, madeira, bordados, além de bijuterias, barracas de doces e salgados, entre outras opções.
A artesã Andréia Godinho, da Associação Sorocabana de Artesanato, participa da Felger há quatro anos e espera ter boas vendas nesta época de Dia das Mães. “É uma das datas em que mais vendemos, assim como no Natal”, comenta. Em sua barraca, a população vai encontrar diversos produtos, como peso de porta, bichos e bonecos, móbile, chaveiro, tudo feito artesanalmente com tecido (patchwok). O preço varia de R$ 5 a R$ 50.
A secretária Bianca Azevedo, de 19 anos, moradora da Vila Carol, já foi conferir a feirinha logo na manhã desta quarta-feira e estava encantada com os produtos de Andréia. “Gostei de tudo o que ela tem, é tão diferente que até estou na dúvida”, brinca. Ao final, escolheu um chaveiro para a sua avó e iria pesquisar mais um pouco um presente para sua mãe.
Além do artesanato, a Felger reserva uma boa surpresa para quem quiser comer. Diversas barracas, todas reunidas num só espaço, com mesas e cadeiras à disposição do público, comercializam alimentos, como yakissoba, crepe, bolinho caipira, tapioca, acarajé, pamonha, churros, chocolate, brigadeiro, maçã-do-amor, entre outras guloseimas.
Música
Até sábado, a Felger também contará com uma programação cultural especial. Nesta quinta-feira (dia 7), das 15h às 16h30, quem for à Praça “Frei Baraúna” poderá conferir o show de Alessandra Beraldo e banda. Em seguida, das 18h às 19h30, Rochinha da Viola e Luiz Henrique se apresentam no palco da Felger.
Já na sexta-feira (dia 8), das 15h às 16h30, Alessandra Beraldo e banda se apresenta novamente no evento. Em seguida, das 18h às 19h30, será a vez do grupo sertanejo Bom Demais.
Para encerrar, no sábado (dia 9), o público da Felger poderá conferir o show de André Lui Stabille e Banda em duas oportunidades: das 15h às 16h30 e das 18h às 19h30.