Sorocabanos podem acompanhar o trabalho na pá eólica da Praça da Bio

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Uma das curiosidades de quem gosta de arte é conhecer o processo produtivo de uma obra

Nesta quarta-feira (dia 3), das 9h às 16h, os sorocabanos terão a oportunidade de acompanhar a evolução do trabalho artístico de dois grafiteiros na pá eólica da Praça da Biodiversidade. A obra será assinada pelos artistas visuais Will Ferreira e Michel Japs, que estão dando um ressignificado à pá eólica. Com cerca de 40 metros de extensão, o “painel” tem como inspiração o tema “Biodiversidade em Sorocaba” e possui desenhos da fauna, da flora e do ser humano, e deve ser concluído até esta sexta-feira (dia 5).

Iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o convite à população visa promover a biodiversidade e valorizar o grafite na cidade, um movimento artístico e cultural que se encontra em expansão. Will Ferreira e Michel Japs estão realizando, nos últimos anos, trabalhos de alta qualidade no movimento do grafite urbano e ganhando destaque nacional.

Para que a população possa acompanhar a evolução da obra, a Prefeitura de Sorocaba disponibilizará uma estrutura com sombra para um maior conforto das pessoas, além de monitores da Secretaria do Meio Ambiente para informar e esclarecer dúvidas dos munícipes. A ação tem apoio do Grupo Júlio e Júlio, Magnum Construtora e Simbratec Locação de Estruturas.

Sobre a Praça da Biodiversidade

Implantada numa área de aproximadamente seis mil metros quadrados, localizada na marginal direita do rio Sorocaba, entre as pontes do Pinga-Pinga e Fernando de Luca, a Praça da Biodiversidade

é um espaço conceito no qual elementos da flora local e outras estruturas estão sendo implantados com o objetivo de possibilitar abrigo e alimentação para animais nativos da região, particularmente pássaros.

A implantação da praça integra os projetos prioritários do Programa “Sorocaba a Cidade da Biodiversidade”, lançado em junho de 2015 pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente. O programa visa fomentar medidas ousadas e inovadoras com relação à biodiversidade, com vista a assegurar os ecossistemas existentes em Sorocaba.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, já é possível verificar, em pouco tempo de existência, o impacto positivo do programa tanto pela ampliação de áreas recuperadas pelo Projeto “Refúgios da Biodiversidade”, quanto pela percepção mais positiva da população sobre o tema.

Entre os inúmeros benefícios do programa estão o aumento da qualidade ambiental urbana; redução da emissão de carbono; criação de habitats para a flora e fauna; equacionamento das necessidades da flora e fauna nativas como alimento, abrigo e área de vida, entre outras, tornando áreas urbanas em ambientes “amigáveis” para a biodiversidade. Há ainda reflexos nas opções ao lazer e atividades recreativas; conservação de nascentes; melhoria da qualidade do ar, água e solo; regulação do clima; diminuição de inundações; e melhora na paisagem de Sorocaba.

Tags:, ,