Com 140 mil metros quadrados, um grande lago que é refúgio para aves e outros animais, o “Porto das Águas” é mais um espaço público de lazer na cidade.
A Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), inaugura neste domingo (4) seu mais novo espaço de lazer e atividade física: o Parque Municipal “Porto das Águas”.
Localizado numa área de 140 mil metros quadrados, o parque é refúgio para aves de várias espécies, incluindo duas pouco comuns nesta região: o Tapicuru-de-cara-pelada (Phimosus infuscatus) e o Corucão (Chordeiles nacunda). Sua vegetação preservada, aliada a um grande lago, asseguram a presença de uma boa diversidade animal.
As aves foram fotografadas pelo ambientalista Gabriel Bitencourt. No site Wikiaves, que é muito utilizado pelos observadores, ornitólogos e interessados em aves, foram registradas apenas 11 aparições do Tapicuru em Sorocaba, sendo a última em dezembro de 2014. No caso do Corucão, o único registro feito é, justamente, o de Bitencourt.
Além dessa riqueza de fauna e flora, o “Porto das Águas” oferecerá à população uma pista de caminhada de 1.100 metros, circundando o lago, iluminação de led, placas explicativas acerca da biodiversidade e bancos que possibilitam o descanso e a apreciação do espaço. Uma construção existente no local foi transformada em Centro de Educação Ambiental (CEA).
A criação do novo Parque Municipal é resultado de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com a empresa Shopping Pátio Cianê. A um custo de R$ 319 mil, o “Porto das Águas” vai compor, futuramente, um complexo verde que inclui o Parque das Águas, o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” e trecho local do parque linear do rio Sorocaba “Dr. Armando Pannunzio” que fica às margens do rio.
A ideia é que o Parque Municipal “Porto das Águas” será interligado com o Parque das Águas, por uma passarela. A junção desses dois locais com o Parque Linear do Rio Sorocaba “Dr. Armando Pannunzio” e com o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” formará o “Parque Metropolitano de Sorocaba”, que vai incluir, ainda, um corredor verde do qual fará parte o espaço onde funcionou o antigo aterro sanitário do Retiro São João. O projeto terá uma área total de 1.083.000 metros quadrados.
Plantio de mudas
Marcada para as 9h30, a solenidade de inauguração contará, ainda, com um plantio de mudas. Convidados e visitantes podem participar e deixar no local uma marca desse momento. Serão 100 mudas de árvores nativas e que celebram, também, os 100 anos da Fundação Rotária que atua na comunidade mundial potencializando as ações de educação ambiental e uso correto dos recursos naturais para sustentabilidade do planeta.
Bonsai
Antecedendo a inauguração, o Grupo Bonsai Sorocaba monta neste sábado (3), a partir das 10h, um bonsai em cascata. Uma Tuia-jacaré (Juniperus horizontalis) será plantada sobre uma pedra em formato de cadeira. O elemento de característica japonesa vai compor um paisagismo especial, bem ao lado do jardim medicinal que a Sema montou no parque.
A atividade é aberta à população que poderá saber um pouco mais sobre a técnica de miniaturização de plantas.
O Parque “Porto das Águas” fica na Avenida XV de Agosto, na altura da entrada do Retiro São João, em frente ao Parque das Águas.