Sorocabanos aprendem técnicas de construção civil

 

Curso gratuito tem quatro horas de duração

Com a participação de 77 alunos, foi realizado nesta terça-feira (14), em Brigadeiro Tobias, o curso “Técnicas Construtivas” específico para quem deseja aprender ou trabalhar com a construção civil. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), por meio da Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten), em parceria com a indústria ArcelorMittal, umas das maiores produtoras de aço no mundo.

Ministradas pelo engenheiro civil Daniel Perondi, as aulas gratuitas aconteceram em duas turmas (manhã e tarde), dentro de um caminhão-escola estacionado no pátio do Centro Esportivo “Joaquim Martins”. Com quatro horas de duração, o curso é voltado a pedreiros, mestres de obras e demais profissionais interessados na área da construção civil.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, destacou a importância da parceria com a empresa patrocinadora para a realização da capacitação dos sorocabanos que participaram do curso. “Muitas pessoas tem uma noção básica. Conhecendo essas técnicas podem melhorar o serviço oferecido, ampliar a possibilidade de trabalho na cidade”, ressaltou o secretário.

Ajudante de pedreiro e morador da Vila Angélica, Vanderlei Galdino foi com a mulher Sebastiana dos Santos Sachi para o curso. Revelou que foi para adquirir mais conhecimento e poder trabalhar de forma independente. “Aqui aprendi muitas coisas interessantes como, por exemplo, que a fundação da construção de uma casa é importante e bem diferente da forma que estava acostumado a fazer”, contou. 

Para Sebastiana, que também trabalha ajudando o marido nos serviços que ele assume, o curso teve um objetivo bem diferente. Segundo ela, o desejo é o de aprender mais sobre o acabamento de uma obra, no qual, acredita, o toque feminino será o diferencial no mercado. “É o que mais me interessa na construção de uma casa; o toque final”, afirmou.

Com dificuldade para conseguir trabalho como atendente de comércio, Luciene de Freitas, de 32 anos, moradora de Brigadeiro Tobias, era uma das mulheres no curso da turma da manhã. Contou que sempre gostou dos serviços relacionados à construção civil, principalmente a parte elétrica. “Quero aprender porque esse setor tem muito mais oportunidades de trabalho”, disse ela.

Conforme destacou o professor, o foco do curso foi a capacitação na produtividade e segurança dos profissionais, ensinando sobre leitura básica de projeto e técnicas construtivas de fundações, lajes, armações, alvenaria e revestimento, entre outros. Os alunos também receberam dicas para o aumento de produtividade, gerenciamento dos materiais, segurança do trabalho e sustentabilidade nas obras. 

O curso ofereceu gratuitamente todo o material didático utilizado, lanche e certificado com chancela do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon).

 

Tags:, , , , ,