Sorocaba Voluntária comemora seu 1º ano com evento no próximo dia 4
Por: Thuanne Souza (programa de estágio) supervisão de Marcelo Andrade
Em comemoração ao primeiro ano do programa “Sorocaba Voluntária”, criado pela Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid), será realizado um evento com o tema “Juntos por uma cidade mais solidária”, que deverá reunir dezenas de voluntários no dia 4 de agosto, a partir das 8h, no Centro de Referência em Educação (CRE), localizado na rua Artur Caldini, 211 – Jd. Saira. Para participar do evento é necessário fazer a inscrição gratuita através do site www.sorocaba.sp.gov.br/voluntarios/, até o dia 02 de agosto. As vagas são limitadas.
Fruto de uma parceria com a Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), o evento deverá contar com a participação de voluntários, pessoas que queiram doar um pouco de seu tempo ao trabalho social e representantes de organizações e secretarias cadastradas no programa. Serão realizadas palestras com especialistas, como por exemplo, a de Jorge Arcanjo, professor de educação física e secretário executivo da Associação Cristã de Mocos (ACM) de Sorocaba, workshops e depoimentos de voluntários.
Criado pelo Decreto Municipal 22.930/2017 (que regulamenta a Lei Municipal 6.406/2001), o Programa Sorocaba Voluntária, idealizado pelo Prefeito José Crespo, busca aproximar as organizações que precisam de ajuda, das pessoas que querem ser voluntárias e dedicar um pouco de seu tempo em benefício ao próximo.
Mais de 1,1 mil pessoas
Neste período de 1 ano, o Programa já conta com mais de 1,1 mil pessoas dispostas a ajudar uma das 38 organizações cadastradas. “A procura da população tem nos surpreendido e estamos apenas no primeiro ano do programa. Cremos que muitos outros voluntários ainda devam se inscrever ao longo de 2018”, pontua a secretária Suélei Gonçalves.
Ela ainda afirma que é possível realizar o cadastro das organizações que necessitam de voluntários, sendo que a Secid faz periodicamente o cruzamento entre o perfil do voluntário e a demanda da organização, viabilizando o contato e apoiando a formalização entre as partes.
“Para que o programa funcione efetivamente, nós precisamos muito da participação das organizações. Precisamos que se cadastrem no “Sorocaba Voluntária” e recebam um voluntário que estará prontamente disponível para ajudar. Os cidadãos também podem contribuir compartilhando essa ideia, informando as organizações e seus profissionais sobre a existência do programa”, completou Suélei.
Os interessados no voluntariado podem se cadastrar a qualquer tempo no site do Programa. A Secid ressalta que é preciso ter a consciência de que o trabalho voluntário não gera nem configura expectativa de vínculo empregatício com a organização, mas exige comprometimento e disposição em ajudar o próximo.
Dedicar-se seriamente a uma causa é algo que invariavelmente produz benefícios, que vão do bem-estar emocional até reflexos positivos na própria saúde.
“Mas quem pratica o voluntariado, de modo geral, não o faz com o objetivo de ser recompensado. Ainda assim, a resposta para quando se faz esse tipo de questionamento está na ponta da língua dos voluntários que nos relatam, pois a retribuição às boas ações ocorre de maneira quase automática”, destaca a secretária da Secid, Suélei Golçalves.
Ela ainda diz que, após os voluntários assumirem o compromisso, a vida não é mais a mesma, e se aprende muita coisa. E, junto com a Administração Pública, fazem de Sorocaba uma cidade mais justa e igualitária.
Tags:Cidadania, Comunicação
