A população de diversos bairros contou com atividades de lazer, entretenimento, esporte e cultura; tudo de graça.
O fim de semana ficou curto para o volume de atividades esportivas e culturais que a cidade registrou em várias regiões. Parte do calendário de celebração dos 360 anos de Sorocaba, com espetáculos teatrais, dança, passeios por pontos históricos e música, muita música animaram pessoas de todas as idades e gostos.
Um marco desse penúltimo final de semana de agosto foi a Festa das Tradições, que aconteceu no sábado (23) e domingo (24) na área do antigo matadouro municipal. Reunindo representantes das culturas tropeira, gaúcha e nordestina, o evento foi marcado pela presença de pelo menos 3 mil visitantes que foram conferir as apresentações de música raiz e de danças típicas, além de saborear a culinária clássica desses povos.
Sorocaba ainda sediou encontro de bandas de rock, no Parque das Águas; mostrou o universo anime com dezenas de adeptos do cosplay desfilando, dançando e representando seus personagens favoritos, no Parque dos Espanhóis; fez passeio de motos; levou esporte e diversão aos bairros; oficinas de artes e brinquedos para crianças em vários lugares; e fez os visitantes do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” se emocionarem com uma apresentação de chorinho.
Com centenas de eventos, a agenda dos 360 anos de Sorocaba tem recebido excelente nota na avaliação do público frequentador das atividades, das instituições, entidades e empresas que se uniram nesta empreitada à Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e dos próprios artistas que reconhecem a oportunidade de alavancar suas produções e perceberam o estabelecimento de um novo diálogo entre o Poder Público e a iniciativa privada.
Reta final
Diante dos últimos dias de festejo, a secretária da Cultura, Jaqueline Gomes da Silva, vê a celebração deste aniversário por dois vieses: o pessoal e o profissional.
Pessoalmente, Jaqueline diz que a movimentação na cidade em torno dos próprios, da ocupação das áreas e da participação popular é sensacional; o que a deixa, enquanto cidadã, muito satisfeita.
Por outro lado, essa satisfação também pode ser observada, segundo ela, em todas as pessoas envolvidas no processo de construção do calendário. Desde sua equipe na Secult, os servidores de outras tantas secretarias municipais e os parceiros privados que se sentiram reconhecidos com o fato de serem ouvidos e, principalmente, participar das ações.
Exemplo disso foi a Festa das Tradições ocorrida no fim de semana e que uniu representantes de culturas que reforçam o valor da identidade do povo sorocabano. Entre as pessoas, escutando suas opiniões, Jaqueline Gomes garante que há uma retomada da consciência acerca da necessidade de se manter plural na construção da autoestima local por meio das artes. “O feedback tem sido muito positivo. A classe artística está prestando atenção às necessidades do povo e está querendo se inserir no processo de garantia do acesso à cultura”, disse.
Outro aspecto levantado pela secretária é o fato de o produtor cultural local, com muita ênfase, estar mostrando seu trabalho na sua própria terra. Neste caminho, Jaqueline diz que não pode haver retrocesso e garante que é uma construção sem volta, “um trabalho contínuo que vai frutificar muito”.
Ao longo da semana ainda acontecem vários eventos e, no próximo domingo (31), os mineiros do Jota Quest farão um show no jardim do Paço, encerrando a festa.