Sorocaba terá semana dedicada ao desenho

Por: Marina Jabur – mjabur@sorocaba.sp.gov.br

Por três anos consecutivos, o município de Sorocaba participou do The Big Draw (O Grande Desenho), maior Festival de Desenho livre do mundo e que se originou na Inglaterra e que acontece, todos os anos, no mês de outubro. Desta vez, a Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), realizará uma semana toda de outubro dedicada ao desenho, mas de forma independente, ou seja, não vinculada ao evento inglês.

O FSS inscrevia a cidade mediante o pagamento de uma taxa simbólica no valor de 50 libras, possibilitando ao município sediar um número ilimitado de atividades que eram registradas por meio de vídeo e divulgadas no site do evento, juntamente a outras ao redor do mundo. Porém, este ano o valor da inscrição passou para 2 mil libras, o que equivale a cerca de R$ 8 mil, o que inviabiliza a participação de Sorocaba no The Big Draw.

Desta forma, a Semana do Desenho em Sorocaba ocorrerá de 17 a 23 de outubro e terá como tema “Um novo olhar…”, convidando os participantes, por meio da linguagem universal do desenho, a lançarem um olhar diferente para a cidade, a escola, a família, local de trabalho, enfim, para a sociedade. O convite ao público é que perceba as visões que precisam ser mudadas, reformulando valores, revendo crenças e atitudes, transcendendo preconceitos. Este novo olhar possibilitará, então, mudar a percepção sobre a vida e até transformar a realidade vigente, divulga o FSS.

Articulado com as Secretarias Municipais de Educação (Sedu), Esporte e Lazer (Semes), Cultura (Secult), Saúde (SES), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Sema) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), as atividades do evento estão sendo pensadas visando incentivar pessoas de todas as idades a se conectarem a um único objetivo: desenhar pelas inúmeras possibilidades que a atividade proporciona.

Mobilização

O Fundo Social de Solidariedade está recebendo inscrições de interessados em participar do evento, que é gratuito. A exemplo dos anos anteriores, a intenção é envolver escolas, unidades de saúde, universidades e faculdades, entidades assistenciais, empresas e pessoas de todas as idades interessadas em desenhar, individualmente ou em grupos – com amigos e familiares.

A Semana do Desenho não terá caráter competitivo e para participar não será preciso saber desenhar. Ao contrário, o evento é direcionado para qualquer pessoa que gosta de desenhar, assim como para aquelas que acham que não conseguem.

Os desenhos poderão ser feitos com todo tipo de material, desde os tradicionais como guache e lápis de cor, até com elementos da natureza, como folhas secas, pedras e madeira, materiais reciclados ou envolver tecnologia e inovação. Não há limites para a criatividade.

Articulação

As atividades da Semana do Desenho também poderão estar articuladas com o Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a serem promovidas também no próximo mês e suja programação está sendo definida.

“Desenhar é uma ferramenta importante para o aprendizado, viabiliza a criatividade e nos conecta às nossas emoções. Para as crianças, o desenho desempenha um papel muito importante, pois revela a forma como ela enxerga o mundo. Já para os adultos, está ligado ao prazer e relaxamento. Desenhar, enfim, é uma das linguagens do pensamento, pois, ao desenhar, estimula-se o pensamento”, destaca o FSS.

Mais informações pelo telefone (15) 3238.2503.

Tags:,