Comunidade Samba da Vela, de São Paulo, subirá ao palco em show gratuito que encerra o evento
A Prefeitura de Sorocaba já definiu a programação gratuita da segunda edição da Feira Crespa (Comunidade de Representantes e Empreendedores da Sorocaba Preta), que será realizada no dia 20 de novembro, das 11h às 22h, no Parque dos Espanhóis, em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro). A data marca o aniversário da morte de Zumbi, líder da revolução do Quilombo dos Palmares, marco da luta pelos direitos dos negros no Brasil.
Promovida pela Coordenadoria da Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Conselho Municipal de Participação de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN) e a Secretaria da Cultura (Secult), o objetivo principal da Feira Crespa será o de agregar os empreendedores afrodescendentes de Sorocaba, dando visibilidade a sua arte, profissão e colaboração social, além de promover o conhecimento e a valorização da cultura negra na cidade.
Quem for ao Parque dos Espanhóis poderá conferir apresentações de música, dança, desfile, roda de capoeira, oficinas, exposição de trabalho de artistas sorocabanos e outras atividades gratuitas da Feira Crespa, que é totalmente dedicada à cultura afrodescendente.
Durante todo o evento, a população poderá conferir gratuitamente o trabalho de artistas que estão produzindo na cidade. São eles: Cintia Ribeiro (bijuterias); Afro Art’s (corte de cabelo); Elaine Souza (quadros e bijuterias); Salão de Cabelereiro Ebanus; Tatyana Luis (flores em tecido); Centro Estético Studio M; Grupo Abayomi’n (cadernos personalizados, tiaras, turbantes, bijuterias e xequerês); Hercília de Oliveira (artesanato em geral); Maria da Glória (exposição de fotos “Rostos de Sorocaba”); Ademir Santos (livro “África: nossa história, nossa gente”); Gissely (turbantes); SOS English – Lourival Sampaio (escola de inglês); Silvana Sarti (pinturas a óleo sobre tela, sobre madeira, aquarelas e cartões fotográficos); Pauliana (maquiagem); Vlad Ar’ts (desenho artístico); Grupo Imagem (fotografia); Tatyana Luís (flores artesanais); Axé Artesanato (bolsas, camisetas, canecas, miniaturas em biscuit, cadernos, carteiras e turbantes) e Rudnei (pintura a óleo, pastel seco, desenho realista e caricatura).
O público poderá participar ainda de oficina de turbantes com Jaqueline Moraes, do Grupo Abayomi’n, às 11h e às 18h. O objetivo da atividade é ensinar a técnica de amarrações variadas, valorizando o uso de turbantes e promovendo o embelezamento e o resgate da identidade negra. Já às 13h, Plinio Pérola Negra ministrará uma oficina sobre samba rock, com o intuito de disseminar a arte da dança por meio do estilo musical, uma fusão do samba com ritmos americanos como bebop, jazz e soul.
A Feira Crespa terá ainda, das 11h às 17h30, teatro de fantoche, pintura facial, a presença do cão-terapeuta do Grupo de Formação Cidadã da Guarda Civil Municipal (GCM).
Além do caráter artístico e cultural, a Feira Crespa também vai gerar renda a algumas entidades assistenciais da cidade com a comercialização de alimentos. São elas: Centro Cultural Quilombinho (batata, pipoca, açaí, crepe, milho, caldo de feijão, feijoada, coxinha, quibe, churrasquinho, agua e suco); Momunes (escondidinho de carne seca, cuscuz, manjar, mousse, pudim e arroz-doce) e Associação Amor em Cristo (doces em calda e cachorro-quente).
Apresentações artísticas
As apresentações artísticas ocorrerão durante todo o período da Feira Crespa. Para abrir a programação, às 11h, tem show de samba e pagode com Cassinho Ferraz e Banda. Em seguida, às 12h, tem apresentação do Coral da 5ª Igreja Presbiteriana Independente, e, às 13h, o grupo Ballet Comunitário do Jardim Simus se apresenta ao público. Às 14h, quem estiver no Parque dos Espanhóis poderá conferir o Grupo Nacional de Capoeira, do Mestre Falcon.
Na sequência, às 15h, tem apresentação de dança afro com o Grupo Abayomi’n. Fundado em 2014, por Maria de Lourdes Moraes, o grupo tem coreografias baseadas na gestualidade e corporeidade dos Orisás e consiste num veículo de manifestação artística que se expressa por meio da Dança Afro-brasileira e Samba de Roda, desenvolvendo uma proposta estética própria e diversificada. Às 16h tem show de samba e pagode com o Grupo Rilex, conhecido conjunto de samba da cidade de Sorocaba com mais de dez anos de existência.
Às 17h, a população poderá conferir um Desfile Afro com a participação de crianças, jovens e adultos utilizando roupas afro. Em seguida, às 18h, o Salada Samba Rock se apresenta no Parque dos Espanhóis. A banda vem com a proposta de mostrar o melhor do samba rock e fazer o público relembrar e – principalmente – dançar ao ritmo de antigos e consagrados intérpretes como Jorge Bem Jor, Bebeto e Tim Maia, além de outros atuais como Seu Jorge e Clube do Balanço. Já às 19h tem Encontro das Escolas de Samba de Sorocaba.
Segue abaixo a programação completa da Feira Crespa:
11h – Cassinho Ferraz e Banda
11h – Oficina de Turbante
12h – Coral da 5ª Igreja Presbiteriana Independente
13h – Grupo Ballet Comunitário – Jardim Simus
13h – Oficina Samba Rock – Plinio Pérola Negra
14h – Grupo Nacional de Capoeira – Mestre Falcon
15h – Dança Afro Grupo Abayomi’n
16h – Grupo Rilex
17h – Desfile Afro
18h – Salada Samba Rock
18h – Oficina de Turbante – Jaqueline Moraes, do abayomin
19h – Encontro das Escolas de Samba
Serviço:
Parque dos Espanhóis