Sorocaba terá Patrulha Ambiental
Patrulheiros ambientais atenderão ocorrências como queimadas, corte de árvores, maus-tratos a animais domésticos, desmatamento e disposição irregular de resíduos
Com o objetivo de reforçar o trabalho na área de Licenciamento, Controle e Fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a Prefeitura de Sorocaba lançará ainda neste mês de março a Patrulha Ambiental. Por meio do Decreto nº 21.700, de 11 março de 2015, publicado no jornal “Município de Sorocaba” da última sexta-feira (13), a Guarda Civil Municipal passará a auxiliar a Sema nesse tipo de ação.
“Estamos estabelecendo uma importante parceria com a Guarda Civil Municipal para a realização deste trabalho. Em algumas situações de fiscalização é necessário ter o poder de polícia e com a GCM vamos conseguir mais respeito e rapidez nestas ações específicas”, destacou Clebson Ribeiro, secretário do Meio Ambiente na manhã desta segunda-feira (16), durante o quinto dia de treinamento dos integrantes da Patrulha Ambiental.
De acordo com Benedito da Silva Zanin, comandante da Guarda Civil Municipal, neste primeiro momento a patrulha vai contar com quatro GCMs. “Este é um projeto piloto e vamos ajustar conforme a necessidade. A ideia é de, no segundo semestre, colocarmos mais quatro integrantes da guarda neste trabalho”, comentou.
Para isso, quatro GCMs estão recebendo uma capacitação de cinquenta horas desde o dia 10 de março. No treinamento teórico e prático, eles recebem informações referentes à legislação ambiental, proteção e bem-estar animal, controle de animais peçonhentos, educação ambiental, procedimentos administrativos, como operar o rádio HT, ética no trabalho, ruídos e manuseio de equipamentos, entre outros assuntos.
Para Zanin foi muito importante escolher pessoas que gostem e se identifiquem com este trabalho. “Nós abrimos primeiramente 4 vagas e 12 guardas se candidataram”, afirmou. Os patrulheiros serão GCM Roveran, GCM Aline, GCM Franco e GCM Magalhães.
Roveran, que é guarda municipal há 12 anos, sempre teve interesse na área de preservação ambiental e está feliz com a nova função. “É um sonho realizado.” O servidor público é formado em Gestão Ambiental e faz pós-graduação em Licenciamento e Auditoria Ambiental.
Os patrulheiros ambientais vão trabalhar diariamente, das 8h às 20h, e poderão atender ocorrências como queimadas, corte de árvore, maus-tratos a animais domésticos, desmatamento, disposição irregular de resíduos, tráfico e comercialização de fauna silvestre e poluição sonora.
Para José Murilo, diretor da área de Licenciamento, Controle e Fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente, será muito importante este apoio operacional da GCM para aplicar o comando e o controle sobre os recursos naturais do município. “Este trabalho já é realizado pela equipe da Sema, que hoje conta com 11 fiscais ambientais. A GCM será um grande reforço.”
Sobre o trabalho
Os integrantes da Patrulha Ambiental atuarão em áreas de interesse ambiental do município, em especial as Áreas de Preservação Permanente (APPs), parques, nascentes e mananciais, assim como fiscalizar e autuar ações de maus-tratos a animais, ruídos, degradação ambiental, poda e supressão de árvores.
Os patrulheiros poderão orientar, notificar, autuar e encaminhar o infrator ao órgão competente, além de apreender animais provenientes de ações irregulares, produtos ou subprodutos, instrumentos, petrechos, equipamentos ou veículos. “É importante destacar que a Patrulha Ambiental tem como principal objetivo a sensibilização da população para estas questões ambientais, mas se for necessário ela também irá autuar”, finaliza Clebson Ribeiro.
Tags:Meio Ambiente, Meio Ambiente, Patrulha Ambiental, Patrulha Ambiental
