Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-tera-onibus-rapido-e-de-qualidade/
Acessado em: 19/01/2026 - 06h58

Sorocaba terá ônibus rápido e de qualidade

Por: Vanessa Valente - comunicacao@urbes.com.br

Apostando no conceito de ônibus rápido e de qualidade, o prefeito José Crespo dará inicio às obras do BRT Sorocaba em cerimonia na Avenida Itavuvu, neste sábado (22) às 10h.

As obras do BRT Sorocaba, com o “Corredor Itavuvu”, terão início no canteiro central da Avenida Itavuvu cruzamento com a Rua Atanásio Soares, com preparação do canteiro de obras e remanejamento das interferências, como postes, fiação e guias.

Segundo o secretário de Mobilidade e Acessibilidade, Luiz Alberto Fioravante, a escolha do percurso foi justamente o de uma região que representa o maior ponto de origem e destino de passageiros que usam o transporte público na cidade. “Trata-se de uma região que necessitava de um transporte de massa mais avançado, com maior capacidade e conforto do que os ônibus convencionais”, destaca.

Atualmente passam diariamente pela Avenida Itavuvu 20.854 mil veículos por sentido. O “Corredor Itavuvu”, que ligará as regiões norte ao centro, contará com 5,9 km de extensão, 10 Estações de Embarque e Desembarque, 2 Estações de Transferências e 1 Terminal na Rua Antônio Silva Saladino.

As obras devem afetar a circulação veicular de forma pontual e gradativa, porém, pretende-se evitar ao máximo ações nos chamados horários de pico. Toda intervenção programada será precedida de estudos operacionais que visam adotar medidas para evitar ou minimizar os transtornos causados com as obras, entre elas, desvios, liberação da faixa exclusiva, presença constante de agentes de trânsito; sinalização de obras; orientação para rotas alternativas; monitores na via (bandeirinhas); redimensionamento on-line dos tempos semafóricos; monitoramento por câmeras.

A etapa seguinte das obras ocorrerá nas duas extremidades da avenida, com a construção simultânea das estações Paineiras (extremo norte) e UPH da Zona Norte (extremo sul). As intervenções ocorrerão em trechos, estação a estação, para que traga o menor transtorno possível ao trânsito. Nos trechos em obras, todo o canteiro central será isolado por tapume, que irá ocupar uma parte da pista principal, reduzindo uma faixa para veículos.

Para impedir que acidentes ocorram, a Urbes implantará sinalização específica nos trechos em obras e campanhas educativas para orientar a população quanto ao comportamento seguro nas proximidades das obras do BRT.

Um novo conceito

O sistema BRT não é apenas um ônibus novo, uma via segregada ou infraestrutura acessível. Não se propõe apenas uma mudança na frota ou na infraestrutura do transporte público coletivo, mas um conjunto de mudanças que juntas formam um novo conceito de mobilidade urbana.

“A adoção desse modelo trará um conjunto de benefícios: redução do tempo de viagem e da espera nos pontos de parada; maior confiabilidade no sistema, pois o usuário saberá, por meio de painéis informativos, em quanto tempo estará disponível o próximo ônibus; maior conforto e menor impacto ambiental; revitalização do espaço público e valorização imobiliária”, afirma Fioravante.

Oferecendo conforto, eficiência e rapidez, o BRT propõe uma melhora na infraestrutura do transporte coletivo feito pelo ônibus e será um conceito diferenciado de locomoção do modal.