Para comemorar o Dia da Abolição da Escravatura, lembrado no dia 13 de maio, será realizado um evento em Sorocaba nesta quarta-feira (13), a partir das 18h, na Praça “Castro Alves” – em frente ao monumento da Mãe Preta.
O evento é promovido através de parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e o Conselho Municipal de Participação de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN).
Na ocasião, será prestada uma homenagem póstuma à Sra. Aparecida do Amaral Pires – a ‘Vó Cida’ e um poema será declamado em homenagem a ancestralidade do dia.
Quem for prestigiar a solenidade, ainda poderá conferir o Grupo Trança de Teatro, que apresentará a performance “Dãodão Trabalho e Solidão”. O texto é inspirado no conto de Sueli Aduan, com colaboração dramatúrgica de Higor Faria.
A Praça Castro Alves está localizada na Avenida Comendador Pereira Inácio, no Centro – em frente à Rodoviária.
Comemoração continua no Quilombinho
Após o evento na Praça “Castro Alves”, será realizado uma série de apresentações no Centro Cultural Quilombinho. No local, a comunidade poderá conferir uma apresentação de capoeira dos grupos Capoeira Nacional e Ginga Aí e convidados.
O Quilombinho também será palco para a apresentação do grupo Abayomi’n Dança Afro Brasileira e para a Roda de Jongo com o grupo Jongo do Caxambú e convidados.
Quem for ao local ainda poderá prestigiar o Maracatu Leão da Vila e a apresentação musical da Família Pereira e Marcelo Tetho.
O Centro Cultural Quilombinho está localizado na Rua Caramuru, 203, na Vila Leão.