Sorocaba terá Encontro sobre Leishmaniose Visceral

Por: Evenize Batista - ecbsilva@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde, promove no próximo dia 28 de junho o Encontro para Atualização em Leishmaniose Visceral. O evento terá 246 participantes, sendo a maioria servidores municipais de Sorocaba, mas também foram cedidas vagas à Prefeitura de Votorantim, à Associação dos Veterinários de Sorocaba e à disciplina de Infectologia da Faculdade de Medicina de Sorocaba (PUC-SP). As exposições programadas para o encontro serão realizadas por especialistas na doença, convidados e autoridades em Saúde Pública. O encontro acontece das 9h às 12h, no Auditório da Universidade Paulista (Unip).

A Leishmaniose é uma doença que pode acometer cães e humanos, é causada por diferentes espécies do protozoário denominado Leishmania, a partir da picada do mosquito palha (Flebotomíneos) – vetor presente na região. A doença se apresenta em dois tipos, sendo a Leishmaniose Tegumentar Americana caracterizada pelas lesões cutâneas, que ocorrem geralmente em áreas do corpo expostas à picada do mosquito.

Já a Leishmaniose Visceral é a forma considerada mais grave, por causar aumento de órgãos como baço e fígado e, se não tratada no início, pode evoluir ocasionando, por exemplo, emagrecimento e alterações no sangue como anemia, queda dos glóbulos brancos e plaquetas. Com esse quadro, o paciente torna-se suscetível a outras infecções, podendo morrer.

Em Sorocaba, a forma cutânea da leishmaniose vem sendo registrada há alguns anos, já a forma visceral vem sendo detectada em cães desde 2015, mas não foi observada até o momento em humanos. A cidade vizinha de Votorantim registrou um caso autóctone (local) de leishmaniose visceral em humano neste ano de 2017.

Encontro e atualização

O Encontro para Atualização em Leishmaniose será realizado dia 28 de junho, das 9h às 12h, no Auditório da Universidade Paulista (Unip). O objetivo do  evento, segundo a enfermeira Solange Ismerim, gestora da Vigilância em Saúde de Sorocaba, é preparar a rede com o conteúdo mais atualizado disponível sobre a leishmaniose. “Tendo em vista não ser uma doença do nosso meio e que tem se mostrado mais próxima, consideramos essencial promover essa oportunidade de atualização”, salienta.

Conforme a enfermeira, o evento preparará profissionais da rede pública para reconhecer e conduzir os possíveis casos na suspeita, notificação e tratamento. “Devido à importância do tema e à qualidade das informações que serão compartilhadas no encontro, consideramos importante oferecer acesso a convidados na área médica, veterinária e para cidade de Votorantim que já teve um caso registrado em humano recentemente”, acentuou Solange.

Entre os palestrantes convidados para o evento, estará Marcos Vinícius da Silva, doutor em doenças infecciosas e parasitárias e médico do Instituto de Infectologia do Instituto Emílio Ribas. Outra palestrante será Aparecida Helena de Souza Gomes, médica do Instituto Adolfo Lutz, doutora em pesquisa laboratorial em Leishmaniose. Pela Vigilância Epidemiológica Municipal, a apresentação será da médica infectologista Priscila Helena dos Santos, e também haverá representante da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).

Tags:, ,