Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-tem-saldo-positivo-na-geracao-de-empregos-pelo-segundo/
Acessado em: 30/11/2025 - 15h30

Sorocaba tem saldo positivo na geração de empregos pelo segundo mês consecutivo, segundo Caged

Por: Marcelo Andrade

 

 

Duas novas leis de autoria do Executivo sancionadas recentemente devem ajudar a alavancar ainda mais a geração de empregos na cidade

Sorocaba fechou o mês de outubro com saldo positivo de 749 empregos gerados com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Foi o segundo mês consecutivo em que o saldo (ou seja, o resultado da diferença entre admissões e desligamentos) fica no ‘positivo’. Em agosto, o resultado do saldo ficou em 614 demissões. No período de 12 meses, Sorocaba já acumula um saldo positivo de 2.119 empregos gerados, com carteiras assinadas.

As diversas ações implementadas pela atual administração que definiu como prioridade, projetos e iniciativas que visam dar segurança jurídica e celeridade aos trâmites de processos que tratam desde a instalação e ampliação de empresas, até as variadas demandas estimulando assim os prestadores de serviços, indústria e comércio, têm contribuído para esse resultado.

De acordo com dados divulgados pelo Caged, em outubro deste ano enquanto o número total de demissões nos setores da indústria, comércio, serviços, administração pública, construção civil e agricultura foi de 5.656 trabalhadores, por outro lado, o total de admissões foi de 7.405, ou seja, gerando um saldo positivo de 749 novas vagas.

O saldo positivo de criação de vagas de emprego nos diversos setores da atividade econômica em Sorocaba é resultado também das diversas ações implementadas pela administração municipal que tem definido como prioridade, ações e projetos que visam dar segurança jurídica e celeridade aos trâmites de processos que tratam desde a instalação da empresa até as variadas demandas estimulando assim a indústria, o comércio e prestadores de serviços.

“A Prefeitura de Sorocaba tem trabalhado intensamente no sentido de proporcionar condições favoráveis a atração de investimentos por parte da iniciativa privada”, destacou a prefeita.

Exemplos são as leis 12.103/2019, que estabelece diretrizes para incentivos fiscais para a região Central e a de número 12.099/2019, que trata de incentivos fiscais voltados às indústrias e prestadores de serviços da cidade.

A lei 12.103/2019 visa fomentar a economia local e ajudar na revitalização e modernização do centro de Sorocaba, dando opções de lazer e variedades de serviços para os moradores de Sorocaba e de cidades próximas, com enfoque no fomento à economia criativa.

Já a lei 12.099/2019, que estabelece diretrizes para incentivos fiscais voltados às indústrias e prestadoras de Serviços de Sorocaba, objetiva não apenas atrair novas empresas e a ampliação das já instaladas, mas também tem a preocupação com a manutenção das empresas já existentes no município.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda, Robson Coivo, as leis colocam Sorocaba em um patamar diferenciado em relação às cidades com as mesmas características. “As aplicações destas leis significam um grande avanço nas políticas públicas de desenvolvimento econômico do município, pois possibilitam que as empresas nacionais e internacionais possam ter mais segurança em ampliar seus investimentos em Sorocaba e gerar mais emprego”, afirma.