Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-tem-mutirao-contra-o-aedes-aegypti-neste-sabado/
Acessado em: 18/01/2026 - 06h08

Sorocaba tem mutirão contra o Aedes aegypti neste sábado

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Município receberá a visita do secretário de Estado da Saúde durante a ação, que ocorrerá em 250 cidades paulistas durante o final de semana

A Secretaria da Saúde de Sorocaba e a Secretaria de Estado da Saúde realizam neste sábado (30) no município, a partir das 8h, a ação “Todos juntos contra o Aedes aegypti”. A iniciativa está prevista para ocorrer, durante o final de semana, em 250 municípios paulistas, e vai contar em Sorocaba com a presença do secretário de Estado da Saúde, David Uip, e do secretário de Saúde (SES), Francisco Fernandes. Ações educativas à população serão desenvolvidas na Praça Coronel Fernando Prestes, no centro da cidade, enquanto equipes de agentes percorrerão ruas do bairro Nova Sorocaba para a realização de arrastão e posterior nebulização.

“O objetivo é estimular a participação da população na prevenção e controle destas doenças”, ressalta Rafael Reinoso, diretor da Área de Vigilância em Saúde da SES. A iniciativa vai contar em Sorocaba com ao todo 30 agentes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), ligada ao Governo do Estado, e 10 da Vigilância em Saúde da SES, além de voluntários. No Estado todo, a previsão é que os mutirões reúnam cerca de 15 mil pessoas.

O arrastão vai consistir em orientação da população, assim como na inspeção dos imóveis, eliminação de criadouros, remoção mecânica e tratamento químico se necessário. O secretário de Estado da Saúde vai atender a imprensa na ocasião, por volta das 9h30, na Praça Laudelino do Amaral, conhecida como Praça do Coreto, que fica na Avenida Altinópolis, 23, no bairro Nova Sorocaba.

O bairro Nova Sorocaba foi escolhido como alvo da ação uma vez que há maior incidência de casos confirmados de dengue ou suspeitos de Zika ou Chikungunya. Vão atuar duas equipes com quatro agentes de vigilância sanitária e 05 voluntários cada, além de dois caminhões para transporte de materiais inservíveis, com mais três colaboradores cada um.

Já a nebulização, por meio da aplicação de inseticida nas residências, será feita por trios de agentes de controle de vetor da Sucen em locais onde o arrastão já foi feito anteriormente pela SES. Os locais possíveis estão situados nos bairros Cajuru do Sul, Jardim Colorau, Wanel Ville 5 e Granja Olga.

Já a ação educativa na praça central consistirá de exposição enfocando prevenção e combate ao Aedes, para orientação à população quanto a sinais e sintomas da doença, eliminação de criadouros do mosquito e responsabilidade do cidadão perante o seu domicílio, a fim de reduzir o risco de contágio por dengue, zika e chikungunya.

Diretora Técnica de Serviço de Saúde da Regional de Sorocaba da Sucen. Sueli Yasumaro Diaz, explicou que ações do tipo estão previstas para ocorrer em mais municípios da região. “Ao todo 15 cidades da nossa área de abrangência, que engloba 78 municípios, por enquanto aderiram à campanha”, explica. No último final de semana (23 e 24 de janeiro), um projeto-piloto do mutirão foi realizado em 20 cidades do Estado.

A Sucen reforça que o levantamento larvário realizado pelo órgão em janeiro, na área de abrangência da Diretoria Regional de Saúde (DRS) 16 – da qual Sorocaba e mais 47 municípios fazem parte -, mostra que para cada 100 imóveis, quatro apresentam larvas do Aedes. O índice é alto, uma vez que o Ministério da Saúde (MS) estipula que esse número deveria, no mínimo, ser quatro vezes menor.

Tanto Sueli quanto Rafael alertam que o momento é determinante para combater o Aedes e evitar uma epidemia de dengue este ano. “Não adianta apenas o poder público fazer a sua parte, se uma parcela da população ainda não está ciente da importância de eliminar os criadouros nas residências”, frisa Rafael.