Entre cinquenta e sessenta pessoas passam diariamente pelo local
Situado na Avenida Comendador Pereira Inácio, próximo à Rodoviária de Sorocaba, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, também conhecido por Centro POP, é um dos principais equipamentos públicos municipais disponíveis para atendimento da população em situação de rua na cidade. Em média, entre cinquenta e sessenta pessoas são atendidas diariamente na unidade mantida pela Prefeitura de Sorocaba.
Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Centro POP oferece serviço especializado com atendimento psicossocial, atividades de convivência, oficinas, exibição de filmes, palestras, atividades físicas, bem como auxílio na busca da promoção e resgate de vínculos familiares. Além disso, a unidade faz a articulação com a rede de serviços. Assim, se uma pessoa precisa de algum atendimento de saúde, educação, habitação, emprego, jurídico, entre outros, é feito o encaminhamento necessário. No Centro POP, os funcionários auxiliam, inclusive, na emissão de documentos e na elaboração de currículos.
O serviço foi planejado e criado de forma a acolher, acompanhar e buscar meios de resgatar e devolver a dignidade de cidadãos que, por motivos diversos, se encontram em situação de rua. A equipe do Centro POP é formada por agentes sociais, assistentes sociais, psicólogo e terapeuta ocupacional, que prestam aproximadamente 650 atendimentos mensais.
A população em situação de rua chega à unidade através das Abordagens Sociais realizadas diariamente pelas ruas da cidade. “Aos poucos, estas pessoas vão se aproximando das nossas equipes até que um dia que elas aparecem aqui. Algumas saem da situação de rua e arrumam emprego, outras não”, explica Cristina Rosas, coordenadora do Centro POP.
Além de todas as atividades realizadas no Centro POP, os usuários ainda podem descansar, tomar banho, lavar roupa e se alimentar. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, por mês, em média, são oferecidos oitocentos cafés da manhã, 850 almoços e novecentas atividades de higiene pessoal. No local, eles também recebem roupas e cobertores, que são doados ao Centro POP.
Outro serviço oferecido é o programa de recâmbio através da identificação de vínculo familiar e/ou social com outra localidade, que garante a passagem para aqueles que queiram seguir viagem de retorno. Cerca de 170 pessoas são beneficiadas mensalmente, em especial aqueles que são chamados de “trecheiros”.
Aprovação do serviço
De acordo com Cristina Rosas, coordenadora do Centro POP, a grande maioria dos usuários do espaço é do sexo masculino, com idade entre 18 e 39 anos de idade. Porém, o número de mulheres vem aumentando. “De dois anos pra cá, a proporção aumentou. Antes tínhamos uma mulher a cada dez pessoas, hoje são três a cada dez”, comenta.
Para a convivência no espaço existem regras básicas aos usuários. Eles não podem permanecer na área de convivência da unidade quando estiver em estado alterado de consciência, seja por álcool ou outras drogas; todos devem colocar seus pertences num armário devidamente identificado com crachá; não podem xingar outros usuários ou funcionários; não podem ficar sem camisa; e casais não podem entrar juntos no banheiro.
Ana Lúcia Rodrigues, de 57 anos, está há mais de quinze dias em situação de rua em Sorocaba e, desde então, frequenta o Centro POP. “Aqui é tudo de bom. Tudo limpo, organizado, e o atendimento é ótimo, eles estão me ajudando bastante”, afirmou.
Questionada sobre o motivo de estar em situação de rua, Ana Lúcia disse estar desempregada e sem uma casa para morar. “Preciso trabalhar e ter o meu cantinho. Eu costuro, cozinho, faço faxina, já catei sucata”, comentou. Enquanto isto, ela está dormindo no SOS e recebendo todo o atendimento necessário no Centro POP.
Outro usuário do Centro POP é Rubens Antonio de Carvalho, de 61 anos, do município de Barretos. Ele está há um mês na cidade para fazer uma cirurgia no Hospital Oftalmológico de Sorocaba. Rubens é cego do olho direito e tem apenas 30% da visão do olho esquerdo em função de um derrame. “Agora vou passar por consulta para, então, ser encaminhado para a cirurgia. Vim pra cá porque o hospital daqui é o melhor que existe e é do SUS. A melhor coisa do mundo é poder enxergar e eu quero isto de volta”, comentou.
Rubens também elogiou o equipamento da rede socioassistencial de Sorocaba. “Aqui é bom demais. Estou dormindo no SOS, mas já me garantiram que vou ter um lugar para ficar na Casa André Luiz uma semana antes da cirurgia e quinze dias depois da cirurgia para a minha recuperação”, contou. “Aqui descanso, tomo banho, me alimento. Todo mundo me ajuda muito”, finalizou.
O Centro POP está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 763, no Centro, próximo à Rodoviária de Sorocaba. As pessoas que quiserem comunicar algum caso envolvendo a população de rua da cidade podem ligar para a equipe da Abordagem Social no telefone 199 (GCM) ou no (15) 3202.5069 (Centro POP).