Sorocaba tem a primeira Delegacia da Mulher 24 horas do interior de São Paulo

Por: Vanessa Valente - comunicacao@urbes.com.br

Foto: Rafael Baddini

A manhã desta quarta-feira (30) foi motivo de orgulho para a cidade de Sorocaba com a inauguração do Plantão de Atendimento 24h da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba, localizada no bairro Campolim.

Com a presença do governador do Estado de São Paulo, João Doria, a Delegacia de Defesa da Mulher, reclassificada como de 1ª. Classe, é a primeira DDM do interior do São Paulo com atendimento 24 horas. Na ocasião, João Dória anunciou que abrirá concurso público para policiais civis para incorporar a figura feminina no quadro de servidores para que, gradativamente, todas as DDMs tenham, efetivamente, mulheres para atender mulheres.

Como anfitrião, o prefeito José Crespo reforçou a importância dessa conquista à estrutura de seu Governo no amparo das vítimas de violência doméstica e sexual, “Sorocaba mais uma vez é vanguarda, sendo a primeira cidade do interior de São Paulo a ter uma Delegacia da Mulher 24 horas, sendo um reforço fundamental à estrutura desse Governo, com a Casa Abrigo “Valquíria Rocha”, Cerem (Centro de Referência da Mulher) e pelo aplicativo do Botão do Pânico” afirmou.

A DDM de Sorocaba foi a primeira do interior paulista, atende, protege e orienta mulheres, como explica a secretária de Igualdade e Assistência Social, Cíntia de Almeida, que também é fundadora do Centro de Integração da Mulher (CIM Mulher) e do Centro de Reabilitação do Autor em Violência Doméstica (Cerav), iniciativas que atuam em conjunto no combate da violência contra a mulher.

A primeira dama, Lilian Crespo, presente à inauguração reforçou a importância da conquista para as mulheres. ” Estamos muito felizes com essa conquista do Governo Crespo junto ao Governo do Estado de São Paulo para a mulheres de Sorocaba, foi um empenho louvável para conseguir essa proteção, é um novo olhar na segurança pública em prol das mulheres. Como presidente do Fundo Social de Solidariedade, vamos garantir a doação de brinquedos para que as crianças, filhos das mulheres que buscarem a DDM, possam levar um carinho, um agrado para amenizar a dor sofrida” afirma.

Emanuela Barros, presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CMDM), reforçou que os municípios que investiram em delegacias especializadas de defesa da mulher e, principalmente aqueles com DDM 24 horas, tiveram seus índices de violência contra a mulher diminuídos. “É uma medida eficaz em coibir a violência contra a mulher, Sorocaba teve a primeira DDM do interior do Estado de São Paulo, sendo assim, nada mais justo que tenhamos a primeira DDM 24 horas do Estado de São Paulo” completa.

A Delegacia da Mulher de Sorocaba está localizada na rua Caracas, 846, Jardim América. A relação completa da rede de atendimento às mulheres pode ser conferida em http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/especial-364-anos-sorocaba-possui-rede/.

Muito mais por Sorocaba!

Tags: