Sorocaba será sede do 1º Meeting Empresarial Metalmecânica

Por: Marcelo Andrade

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter) e o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) realizam no próximo dia 26, a partir das 18h, o 1º Meeting Empresarial Metalmecânica de Sorocaba. O evento, que conta com apoio do Sebrae, Governo do Estado, Inova e Universidade de Sorocaba (Uniso), tem como objetivo promover o encontro entre as empresas que integram este setor instaladas na cidade e discutir a proposta de reconhecimento de Sorocaba como um município um Arranjo Produtivo Local (APL) de Indústria Metalmecânica.

Arranjo Produtivo Local é uma aglomeração de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

Em Sorocaba, de acordo com levantamento da Sedeter, cerca de 41% das mais de 2 mil indústrias são ligadas ao setor metalmecânico. Sorocaba também destaca-se na representatividade do MEI, sendo que 410 empreendedores individuais também atuam na área de metalmecânica. Cerca d 53% desses empreendedores atuam na área de serralheria, seguida de usinagem, tornearia e solda que representa 28% desse total.

Ainda de acordo com levantamento da Sedeter, o valor adicionado fiscal da indústria em 2016 em Sorocaba foi de R$ 11.084.346.569,com base em pesquisa divulgada pela Fundação Seade, sendo que o setor metalmecânico representa 53% deste valor, sedo ainda o setor de transporte – montadoras e autopeças a maior representatividade.

Segundo a programação do evento, às 18h está prevista a cerimônia de abertura. Às 19h, acontece apresentação do APL. Serão apresentados os temas “Boas práticas do APL Cervejeiro” de Ribeiro Preto e “Experiências e aprendizado do APL Aeroespacial”, de São José dos Campos. Ainda de acordo com a programação, às 20h acontece um talk show, seguido pelo encerramento.

Importância do evento

De acordo com o secretário da Sedeter, Robson Coivo, a conjuntura atual da estrutura industrial mundial confere ao setor metalmecânico uma posição estratégica no crescimento econômico dos países. “Visto sua participação na difusão de novas tecnologias. Se alinhadas com outros dois setores chaves – os setores eletroeletrônicos e a TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) haverá um grande polo de desenvolvimento da atualmente chamada indústria 4.0. E Sorocaba tem se destacado nesse cenário. Por isso, esse evento tem uma relevância das mais importantes”, disse.

Já o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Roberto Freitas, destaca que os Arranjos Produtivos Locais (APLs) têm alcançado grande destaque nos estudos da Geografia Econômica por representarem uma proposta de resposta da dimensão local aos novos desafios de competitividade presentes em mercados de constantes inovações e mudanças tecnológicas. “As empresas aglomeradas em torno de um setor produtivo específico, ao compartilharem características comuns e trabalhando em estreita cooperação e interação com os atores envolvidos, ampliam a capacidade produtiva, a difusão de inovações e o aumento da competitividade”, afirmou.

Tags: