Sorocaba sedia a partir desta quinta-feira (3) um Seminário Regional de Ensino Superior (SeRES Sorocaba). O evento, que acontece até domingo (dia 6), oferece atividades gratuitas e abertas ao público em vários espaços do município com a intenção de discutir “Cidade e Educação”, principalmente em três eixos: “Sorocaba Metropolitana”, “Opressões no Ensino” e “Espaço Público”.
Idealizado por estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Sorocaba (Uniso) e pela Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA), o seminário conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretária de Cultura (Secult), da Uniso, do Sindicato dos Arquitetos de São Paulo, Hostel Mi Casa e da EJEM-Plotagens e Cursos Técnicos.
O SeRES Sorocaba visa construir de forma colaborativa uma série de discussões acerca do ensino e em torno de um organismo vivo, pulsante e complexo – A Cidade -, tomando assim, como objeto de estudo o processo de metropolização da região.
No eixo “Sorocaba Metropolitana” o objetivo é levar os participantes a um entendimento sobre a cidade e a metropolização de Sorocaba. No quesito “Opressões no Ensino” a ideia é, além de discutir o tema, apresentar projetos emancipadores. Já no eixo “Espaço Público” a ideia é levar os participantes a reconhecerem os espaços públicos de Sorocaba como características essenciais da cidade e a questão do pertencimento da comunidade, pois apenas o projeto e o espaço físico não são suficientes para criar identidade e sentido de lugar.
Durante os quatro dias de seminário a população poderá participar gratuitamente de rodas de discussão, cine conversa, oficinas, bate-papo e ainda conferir apresentações artísticas. As atividades ocorrerão no Colégio Dom Aguirre, no Barracão Cultural, na Praça da Bandeira, Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, Praça do Canhão, Praça Frei Baraúna e Mi Casa Hostel.
Os debates terão convidados da área da arquitetura e urbanismo, geografia, história, além de educadores, artistas, ativistas e inquietos que constroem a cena autoral da cidade. Entre eles estão o Professor Mestre da Uniso, Fabrício Linardi, que é arquiteto urbanista e pesquisador; Denise Teófilo, estudante de Economia da UFSCar e integrante da Empresa Muta Mundi; Flávia Biggs, socióloga, educadora e diretora do Programa de Empoderamento de Meninas Girls Rock Camp Brasil; Thaís Rodrigues, estudante de pós-graduação em Educação, Comunidade e Movimentos Sociais e membro do Coletivo de Diversidade Cultural e Gênero Mandala – UFSCar; Sâmela Guimarães, estudante de Geografia da UFSCar e coordenadora do Projeto Emancipa Sorocaba.
Para participar não é necessário se inscrever. Mais informações podem ser obtidas no site http://seressorocaba.wix.com/seres2015[1]
Segue programação do SeRES Sorocaba:
Quinta-feira (dia 3)
20h – Performance teatral Atrizes e Pesquisadoras em performance: Diana de Moura e Mariana Rossi.
Local: Ginásio do Colégio Dom Aguirre (Campus UNISO Trujillo)
Sexta-feira (dia 4)
9h – Roda de discussão: Sorocaba Metropolitana
Para entender a nova realidade da região de Sorocaba e quais são as influências políticas, sociais e econômicas entre as cidades envolvidas.
Local: Barracão Cultural
14h – Apresentação de trabalhos acadêmicos relacionados aos temas. Local: Barracão Cultural.
15h – Mesa das Entidades de Arquitetura e Urbanismo
Entender o papel dessas entidades tanto nas atuações para a Arquitetura e Urbanismo, quanto para a sociedade geral.
Local: Barracão Cultural
20h – Cine Conversa com exibição do documentário “Tarefa”, dirigido por Henrique Rivelli.
Trabalhar as questões das memórias dos moradores de Araçoiaba da Serra, pensando o patrimônio imaterial.
Local: Praça da Bandeira
Sábado (dia 5)
9h – Roda de discussão: Grades Curriculares, trabalho e estágio.
Local: Hall de entrada do Colégio Dom Aguirre
11h – Roda de discussão: Grades curriculares do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISO.
Local: Hall de entrada do Colégio Dom Aguirre
15h – Oficina “Utopias do postit” tratando sobre construção Coletiva. Espaço para entender e discutir sobre métodos de construção coletiva.
Local: Colégio Dom Aguirre
16h30 – Roda de discussão: Opressões no Ensino.
Local: Biblioteca infantil
20h – Atração cultural: Maracatu Mukumby.
Local: Biblioteca Infantil
Domingo (dia 6)
9h – Roda de discussão: Multidisciplinaridade em projetos urbanísticos.
Encarar os estudos urbanos como algo a ser discutido com todas e todos que constroem a cidade cotidianamente, entender a cidade com espaço multidisciplinar e transdisciplinar.
Local: Praça do Canhão
11h – Laboratório Socie: Função social da Arquitetura e do Urbanismo.
Alinhamento entre as práticas sociais da arquitetura e a universidade, entender a arquitetura e o urbanismo como parte de um processo construído por mais pessoas, estando elas dentro ou não da Academia.
Local: Praça do Canhão
15h – Cine Conversa, exibição do documentário: Guerrilha Gerador.
Documentário sobre a origem de algumas ocupações culturais aqui em Sorocaba.
Local: Mi Casa Hostel
16h30 – Conversa com Coletivos e outros integrantes da cena cultural de Sorocaba.
Coletivos e outros grupos vão debater o espaço público e a cena cultural da cidade, no intuito de gerar novos projetos e algum produto para o plano de cultura da cidade.
Local: Mi Casa Hostel
20h – Ocupação Cultural na Praça Frei Baraúna
Levar quem e o que quiserem para ocupar o local com muita música, poesia, artes e boa conversa.