Evento nesta sexta-feira (3 de junho) e sábado (4), no Barracão Cultural, é gratuito e aberto ao público. Programação terá bate-papo, oficinas e rodas de capoeira
Para comemorar os 12 anos da Associação Desportiva Cultural Bem Brasil Capoeira Angola, Sorocaba sedia nesta semana o Encontro Regional de Capoeira de Angola, que contará com a participação de grandes mestres do estilo. O evento ocorrerá na sexta-feira (dia 3), das 19h às 22h, e no sábado (dia 4), das 10h às 19h, no Barracão Cultural e é gratuito e aberto ao público.
O encontro é realizado pela Associação Desportiva Cultural Bem Brasil Capoeira Angola, em parceria com a Associação Cultural Comunidade do Tambor e a Prefeitura de Sorocaba, por meio do Núcleo de Formação Cultural da Secretaria da Cultura (Secult), como contrapartida de uma parceria realizada no segundo semestre de 2015.
O objetivo do evento regional é valorizar a Capoeira de Angola e promover a troca de experiência entre os participantes. Coordenada pelo Mestre Jaime Pinheiro, a programação contará com bate-papo, oficinas e rodas de capoeira. “Estamos esperando pelo menos 100 pessoas durante todo o evento”, comenta Leandro Toledo, presidente da Associação Cultural Comunidade do Tambor.
A capoeira é uma expressão da tradição afro-brasileira calcada em exercícios de convivência coletiva e visa a um processo de autoconhecimento que não se limita à atividade físico-corporal, buscando uma reestruturação do indivíduo. A capoeira de angola é o estilo mais próximo de como os negros escravos jogavam a capoeira.
Mestre Jaime Pinheiro tem 34 anos de convivência com a Capoeira Angola e foi professor na Fundação Casa, Oficina do Saber, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (Asac) e em outros projetos sociais. Ele também foi presidente da Associação Sorocabana de Capoeira (Asca) e possui curso de “Formação de Educadores Comunitários”.
Para o encontro regional, também estão confirmadas as presenças de Mestre Topete, de Campinas; Mestre Zé Baiano, de Caraguatatuba; Mestre Limãozinho, Mestre Cavaco e Mestre Zelão, de São Paulo; e Mestre Cuco, Mestre Cupim e Mestre Charles, de Sorocaba.
O Barracão Cultural está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro, ao lado da Estação Ferroviária.