Evento acontece nesta sexta-feira no auditório da Fadi, das 8h30 às 13h
A Prefeitura de Sorocaba promove amanhã (20), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, o 1º Seminário de Proteção Escolar e Comunitária. O objetivo é mostrar a importância do envolvimento da comunidade com a escola e a busca por soluções de conflitos dentro das próprias unidades, sem ter que recorrer à Justiça. O evento é dirigido a educadores das redes estadual e municipal, sobretudo nos Ensino Fundamental e Médio, e será realizado no auditório da Faculdade de Direito (Fadi) de Sorocaba, das 8h30 às 13h, contando com duas palestras e apresentações artísticas.
A abertura do Seminário será feita pela vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi e contará com a presença do secretário Municipal de Educação, José Simões, e do dirigente regional de Ensino da rede estadual em Sorocaba, Marco Aurélio Bugni.
Está programada a palestra “Proteção Escolar na Rede Estadual”, ministrada pelo psicólogo, advogado e mestre em Administração Edson Felix de Pontes, que integra o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de São Paulo e é chefe do Departamento de Ações Coletivas da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).
Na sequência haverá apresentação artística pela equipe do Território Jovem e apresentação da Diretoria de Ensino de Sorocaba. A segunda palestra será feita pela juíza da 1ª Vara do Juizado Especial Cível de Sorocaba, Erna Thecla Maria Hakvoort, sobre “Círculo de Justiça Restaurativa”. Erna é formada em História pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Direito Civil e Processual Civil, assim como em Direito Empresarial.
O seminário termina com uma apresentação sobre a atuação do Nais e um número artístico pelo grupo dessa entidade. Num segundo momento, a meta será oferecer aos professores um curso de formação sobre o tema do evento.
A gestora de Desenvolvimento Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Sedu), Janete Alher João, explica o conceito de proteção escolar e comunitária: “À medida que todos forem envolvidos na reflexão sobre a escola, sobre a comunidade na qual se originam seus alunos, sobre as necessidades dessa comunidade, sobre os objetivos a serem alcançados por meio da ação educacional, a escola passa a ser sentida como ela realmente é: de todos e para todos”.
O auditório da Fadi fica na rua Ursulina Lopes Torres, 123, Vergueiro. Mais informações no site www.educacao.sorocaba.sp.gov.br