Sorocaba se articula para implantar um Arranjo Produtivo Local do setor metalmecânico

Por: Marcelo Andrade

Desde que assumiu o governo, o prefeito José Crespo colocou como uma das prioridades da administração o incentivo ao desenvolvimento a partir de projetos e ações voltados a diversos segmentos

A Prefeitura Municipal de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, e Renda (Sedetter), está fomentando, juntamente com algumas empresas localizadas na cidade, o reconhecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) do setor metalmecânico e promover o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor.

Desde que assumiu o governo, o prefeito José Crespo colocou como uma das prioridades da administração o incentivo ao desenvolvimento a partir de projetos e ações voltados a diversos segmentos, incluindo a formação de Arranjos Produtivos Locais (APLs).

A Sedetter após reunião com representantes da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba, em junho de 2017, foram realizados os estudos das empresas da cidade, e detectadas aproximadamente 2.000 indústrias de micro à grande porte, sendo 600 indústrias do setor metalmecânico. Foi criado um grupo de fomento e que os membros participantes são representantes da Prefeitura de Sorocaba, do Parque Tecnológico, do Inova, Ciesp, Sebrae, Facens, Uniso e Fatec, além de voluntários de Consultoria.

Já em junho do ano passado foi realizado o 1º Meeting Empresarial, onde estiveram presente 87 pessoas representando 64 instituições, sendo 54 empresas, 2 órgãos públicos e 8 instituições de ensino, evento esse ao qual foi apresentado o projeto.

Ainda dentro das ações desse grupo, as empresas que foram visitadas entre os meses de agosto de 2018 e meados de janeiro deste ano, receberam detalhes do projeto de fomento ao APL do setor metalmecânico. Foram visitadas as empresas: Anfer, Bfour – Usinafer, Corus, Dana, Eberspaecher, Engecall, Exco, Hurt, JCB, JVR, Mansur, Metalac, PGG, Rochel, SYL, TT STEEL , Vossloh, Index e Icder.

De acordo com a Sedetter, a partir deste mês se iniciará a 4ª fase do projeto para o grupo piloto onde será marcado um encontro, que está previsto para o próximo mês de março, com as empresas participantes do APL e do grupo de fomentos para apresentação do relatório das demandas levantadas nas visitas e para a definição do plano de ação do APL. Paralelamente a Sedetter está fomentando mais dois APL o do setor Cervejeiro e a do Polo Aeronáutico. O grupo de fomento acredita que surgirão outros APL visto que Sorocaba tem uma grande diversidade de atividade econômica. “Esses reconhecimentos trarão a Sorocaba uma visibilidade importante para esses e outros setores pertencente ou não à cadeia produtiva”, destaca o prefeito José Crespo.

Tags: