Sorocaba registra alta de 56,81% de empreendedores individuais em 2018

Por: Bruna Bernardini (programa de estágio) Supervisão: Viviane Gonçalves

O Banco do Povo e o Espaço Empreendedor de Sorocaba apresentaram nesta quarta-feira (21), dados que confirmam um crescimento significativo nas buscas de empréstimos e serviços para a realização de atividades empreendedoras no município.

Segundo o relatório apresentado, houve um crescimento de 56,81% na formalização de novos empreendedores individuais em relação ao mesmo período do ano passado. Já nas buscas por outros serviços, aumentaram cerca de 71,23%, que incluem serviços de inscrição municipal, credenciamento NF, Parcelamento do MEI, alterações e baixas municipais. Todos com o intuito de dinamizar e fomentar a atividade empreendedora do município, e assim, alavancar a economia local.

Dos serviços oferecidos, recebem destaques na procura a emissão do Boleto DAS e a Declaração de Rendimento das microempresas, assim como orientações e informações sobre como formalizar os novos negócios.

Cibele Freitas, microempreendedora do ramo vestuário, afirma que já recorreu ao Banco do Povo mais de uma vez para novas concessões, onde conseguiu ferramentas para o sucesso das lojas. “O Banco do Povo foi excelente para o meu negócio. Com a retirada dos empréstimos, tive agilidade na compra de produtos que gerou um retorno rápido ao meu caixa. […] Pesquisei o mesmo valor no setor privado, onde o crédito disponível não seria tão funcional”, afirma a lojista. Hoje, Cibele já não precisa mais da retirada de concessões e está comemorando o sucesso de sua 4° loja.

O Espaço Empreendedor e o Banco do Povo estão localizados na Av. Afonso Vergueiro, no número 1.927. Para mais informações, telefones: 32374881 / 32374878 / 32029152 / 32171864.

Sorocaba é a 2ª cidade do estado a formalizar novos empreendedores

Em uma escala estadual, Sorocaba ocupa a 5ª colocação geral dos municípios que mais formalizam no Estado de São Paulo se comparado com municípios com menos de um milhão de habitantes, e a 2ª maior formalização efetiva do Estado, com cerca de novos 33.392 microempreendimentos na cidade – estando a frente de cidades como Santo André e São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Na prática, esses números representam a fomentação do empreendedorismo local e a realização do sonho dos munícipes de ter o negócio próprio.

No ano de 2017, a Endeavor – empresa sem fins lucrativos que visa potencializar o empreendedorismo, realizou sua pesquisa anual de Cidades Brasileiras Empreendedoras. Segundo o índice, Sorocaba atingiu o primeiro lugar no quesito Potencial de Mercado e o segundo em Infraestrutura.

Como medidas avaliativas para definir a cidade com o melhor potencial de Mercado, a empresa utilizou os números de desenvolvimento econômico, que incluem o PIB acumulado de 3 anos e a quantidade de empresas exportadoras com cedes na cidade. Outro fator relevante é a média do potencial de compra de cada empresa.

Já na Infraestrutura, a localização do município em relação as maiores rodovias do estado, a qualidade e disponibilidade do transporte público municipal e o índice de fluidez no trânsito foram fatores colaborativos que fizeram a cidade atingir o segundo lugar nesse quesito.

Em um geral, Sorocaba atingiu o 12° lugar no índice, estando a frente de cidades como Uberlândia, Goiânia e Brasília. E a pesquisa ainda afirma “A SAÍDA DA CRISE É PELO INTERIOR”.

Agora, a grande expectativa é pela pesquisa de 2018, que segundo os dados atuais fornecidos pelo Espaço Empreendedor municipal, prometem mais colocações de prestígio para o município.