Sorocaba receberá espetáculo teatral do Projeto “Rio que Passa lá”

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

A peça, que será apresentada em cem municípios paulistas, contará a história do rio Tietê para alunos de três escolas locais

Sorocaba está entre as cem cidades paulistas contempladas para receber o espetáculo teatral do Projeto “Rio que Passa Lá”, patrocinado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Numa parceria local com a Secretaria da Educação (Sedu), a peça será apresentada em três escolas na rede municipal, a partir da próxima segunda-feira (26), para um público total de 788 estudantes do Ensino Fundamental 1. O grupo, que tem temática ambiental, contará a história do rio Tietê por meio da fantasia teatral.

A primeira apresentação será na Escola Municipal “José Carlos Florenzano”, no Jardim Santa Esmeralda, dia 26 de outubro, para um público de 297 crianças. No dia seguinte (27), outros 294 estudantes vão assistir ao espetáculo na E.M. “Amin Cassar”, no Jardim São Camilo. No dia 28, será a vez de 197 alunos do Centro de Educação Infantil “Prefeito José Crespo Gonzales” (CEI 104), no bairro Morada das Flores.

Serão duas apresentações diárias em cada unidade, às 10h e às 14h. Além da peça, o Projeto “Rio Que Passa Lá” inclui a produção de um livro sobre o espetáculo para distribuição a cada estudante ao final dos espetáculos. Marcio Bortolli Carrara, da Seção de Políticas Educacionais da Sedu, explica que a escolha de Sorocaba para ser atendida, bem como a expectativa quanto à realização do projeto, são positivas. “É um evento que além de conscientizar os alunos sobre questões ambientais ainda oferece literatura, inclusive, para ser trabalhada com os estudantes no próprio ambiente escolar”, destaca.

O espetáculo

Em “Rio que Passa Lá”, o Tietê toma a forma de um viajante para falar com o homem de igual para igual e, junto de outros personagens, deixa claro sua fundamental importância no ecossistema. Conta a sua história, desde o nascimento, quando era um olho d’água, se transformando em córrego, riacho, até chegar a ser o rio que corta o Estado de São Paulo. Essa fábula é salpicada por festas, tradições, danças típicas, música e elementos do folclore de várias cidades que são banhadas pelo rio Tietê, como o samba-lenço, a catira, o cururu e o fandango.

A peça é encenada pelo Grupo Último Tipo, que há 25 anos teatraliza a música e musica o teatro, levando com bom humor e alegria sua visão de mundo. Criado em Goiânia e radicado em Campinas há dezessete anos, o grupo soma extenso repertório de peças que misturam teatro e música de uma forma inusitada e poética. O bom humor, a interatividade e a irreverência também são marcas fundamentais do “Último Tipo”, que tem no seu espírito o teatro mambembe e o clown, fazendo frequentemente espetáculos de rua e apresentações itinerantes à moda dos trovadores medievais.

O espetáculo tem texto assinado por Velu Carvalho, direção e figurinos de Déo Piti, direção de atores de Newton Murce, preparação corporal de Renata Oliveira, iluminação de André Salvador. As músicas são de Déo Piti e Jara Carvalho.

Tags:, ,