Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-recebe-novo-lote-de-tamiflu/
Acessado em: 30/11/2025 - 07h59

Sorocaba recebe novo lote de Tamiflu

Por: Roberto Menna – trmenna@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

A Central de Abastecimento Farmacêutico, da Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, recebeu nesta terça-feira (30) uma nova remessa do medicamento Oseltamivir, o popular Tamiflu, utilizado no tratamento de pacientes acometidos pelo vírus Influenza, causador de gripes como o H1N1. O lote corresponde a cerca de 22 mil comprimidos, de medidas 30, 45 e 75 miligramas, o que possibilita uma média de 2 mil atendimentos. A previsão é de que até a próxima quinta-feira (2), todas unidades de saúde estejam com o material em estoque.

Porém, o diretor da Área de Vigilância em Saúde da SES, Rafael Gonçalves Reinoso, esclarece que o Tamiflu não é um antigripal e deve ser solicitado e prescrito com parcimônia. “A Síndrome Gripal é uma manifestação respiratória que pode ser tratada com alguns medicamentos que curam sintomas como febre e coriza. Já o Tamiflu é um antirretroviral, que inibe a proliferação do vírus, para que ele não se multiplique pelo corpo. Consequentemente, o Tamiflu diminui os efeitos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)”, explica.

A distribuição do medicamento pelo Ministério da Saúde, repassado por meio do Departamento Regional de Saúde (DRS-16), deixou de ser feita regularmente na metade do mês de maio. Por esse motivo, a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) precisou remanejar a medicação das unidades de saúde, priorizando aquelas de atendimento de urgência e emergência médica (Unidades Pré-Hospitalares – UPHs, Unidades de Pronto-Atendimento – UPA – do Éden e Pronto-Atendimentos – PAs), visando a uma melhor cobertura.

Com a chegada do novo carregamento, o Tamiflu volta a ser disponibilizado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além da Policlínica, Serviço de Atendimento Municipal Especializado (Same) e demais unidades. Esse medicamento só pode ser obtido na rede pública, mediante prescrição médica, ou seja, não está disponível em farmácias.