Dando continuidade a busca por um modelo de Cidade Inteligente, Sorocaba recebe mais um instituto de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias: o Fit Instituto, que possui equipamentos de ponta para criar soluções tecnológicas inovadoras.
Para sua inauguração, o Prefeito José Crespo e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter), Robson Coivo, foram convidados a participar do evento. Em seu discurso, o Prefeito assumiu seu compromisso inovador com o desenvolvimento tecnológico do município e agradeceu aos investidores por escolherem Sorocaba como o novo polo de pesquisas em Internet of Tings (Iot).
“Há poucos dias eu tive o privilégio de estar em Barcelona, na Espanha, para uma reunião mundial sobre Cidades Inteligentes. Aproveitei o momento para absorver todo o conhecimento possível sobre o assunto, onde descobri toda a potencialidade da Hauwei e a importância de suas atividades. Agradeço por estar presente neste momento, um dos mais importantes para o crescimento da cidade, reforçando o nosso foco em estabelecer Sorocaba como polo industrial em desenvolvimento tecnológico”, afirmou.
A criação do centro de pesquisa surgiu a partir de uma parceria entre a Hauwei Brasil – uma multinacional chinesa, líder em soluções de informação da indústria e das comunicações (TIC) – e a Flextronics, uma das maiores desenvolvedoras de eletroeletrônicos da região. As duas gigantes do universo tecnológico estão em busca de um bem comum: os avanços nos estudos sobre Internet of Things (IoT), ou Internet das Coisas, como é chamado aqui no Brasil.
Os objetivos de IoT baseiam-se em soluções inteligentes para as problemáticas enfrentadas no dia a dia, utilizando a internet como a principal ferramenta. Ações como fechar a janela por meio de controle remoto e controlar a temperatura do freezer por meio de aplicativos são exemplos de IoT – com a internet, é possível enviar informações de sistemas de uso, automatizando um escritório (ar-condicionado, TV, luzes, etc) e até mesmo todo o maquinário de uma indústria.
O novo laboratório está instalado em um ecossistema único: na primeira etapa do processo, o próprio Fit é responsável pela pesquisa de desenvolvimento e aprimoramento de novas tecnologias. No mesmo espaço a Flextronics está instalada, produzindo em larga escala as grandes novidades do mercado, com um centro de distribuição desses produtos no mesmo local. Em seguida, encontra-se a Sinctronics, empresa que resgata materiais tecnológicos usados e transforma em matéria-prima 100% reutilizável para que a Flextronics continue produzindo. Desta forma, a inovação circula por todos os departamentos, trazendo para Sorocaba um sistema único de produção inovadora e sustentável.
#MuitoMaisPorSorocaba