A Secretaria da Saúde de Sorocaba, por meio da Divisão de Imunização da Vigilância Epidemiológica, informa que a partir da próxima terça-feira à tarde, dia 25, todas as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abastecidas com a vacina pentavalente que está em falta na cidade desde maio devido a problemas de fornecimento por parte do Ministério da Saúde. Uma cota de 3 mil doses da vacina foi entregue ao município nesta sexta-feira (21) para restabelecer o atendimento às crianças sorocabanas.
A penta valente protege contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outros tipos de infecções causadas pelo agente Haemophilus influenzae B, e Hepatite B. A imunização é garantida com três doses administradas aos 2, 4 e 6 meses de vida. A demanda média mensal para esta vacina na cidade é de 3.780 doses.
A última cota havia sido entregue a Sorocaba no dia 19 de abril deste ano. Uma nota informativa do Programa Nacional de Imunizações oficializou a indisponibilidade do produto depois disso, informando que a causa seria a perda de 6 milhões de doses no segundo semestre do ano passado. O documento foi emitido em 12 de abril e enviado aos municípios no início de maio, quando o estoque central de Sorocaba já estava zerado.
Vacinas DTP e da Gripe
Na quinta-feira (20), foram entregues a Sorocaba doses da vacina tríplice bacteriana, chamada DTP, que protege contra difteria, tétano e coqueluche, e que também estava com estoques encerrados em Sorocaba. A DTP é administrada aos 15 meses e aos 4 anos de vida.
Nesta sexta-feira (21), além da vacina pentavalente foram entregues ao município 3 mil doses da vacina contra o vírus influenza, que protege contra a gripe. Apesar de encerrada oficialmente a campanha de vacinação deste ano, essas doses serão distribuídas e estarão à disposição da população interessada a partir de terça-feira, dia 25, à tarde, em todas as 32 UBSs de Sorocaba.