Evento prossegue até esta quinta-feira (dia 30), no Colégio Objetivo Sorocaba, no Centro
A Prefeitura de Sorocaba deu início nesta quarta-feira (dia 29) ao 1º Simpósio Municipal do Idoso, que tem como tema “Envelhecimento Saudável”. O encontro está sendo realizado no Colégio Objetivo Sorocaba, no Centro, e reúne palestras, oficinas e mesas-redondas ministradas por especialistas que atuam com a terceira idade no município.
Promovido pela Coordenadoria do Idoso da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Sesc Sorocaba e Liga de Geriatria e Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Sorocaba (PUC-SP), em parceria com o Objetivo Sorocaba, o simpósio visa promover a discussão e a troca de experiências entre as instituições e os profissionais que atuam com a terceira idade, divulgar os serviços existentes na cidade e proporcionar aos idosos e estudantes de áreas da saúde o acesso a vários temas ligados a esse segmento e a práticas integrativas.
“Desejo que todos aproveitem bastante este espaço fundamental para todas as gerações. Algumas pessoas constroem muros de idade, mas o melhor é construir pontes para conseguirmos caminhar juntos. Este simpósio é uma grande oportunidade para o aprendizado. Parabéns a todos que se dispuseram a participar do nosso simpósio”, destacou Luís Alberto Firmino, assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Social. A abertura do evento contou também com a apresentação musical do Coral Fascinação, do Clube do Idoso “Carlos Alberto Moura Pereira da Silva”.
A programação contará até esta quinta-feira (dia 30) com oficinas e ciclos de palestras e mesa-redonda, abordando assuntos como a importância de atividades físicas, envelhecimento saudável, prevenção de quedas, mobilidade urbana, tecnologias, reabilitação, garantia de direitos, saúde mental, entre outros.
De acordo com a Coordenadoria do Idoso, 239 pessoas de Sorocaba e outras cidades da região se inscreveram e garantiram vaga em ao menos uma das atividades do simpósio. Somente na manhã desta quarta-feira (29), mais de 150 pessoas compareceram às atividades.
Programação
A primeira palestra realizada no auditório do Colégio Objetivo foi “Benefícios da Atividade Física: Pesquisa no Clube do Idoso”, ministrada pelo professor Flório Joaquim Silva Filho, bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Estudo do Esporte pela mesma instituição. Ele é responsável pelas aulas de ginástica, de ritmo e pela academia do Clube do Idoso “Carlos Alberto Moura Pereira da Silva”, localizado em Pinheiros.
Além do ganho de força muscular, flexibilidade, capacidade cardiorrespiratória, pressão arterial, peso corporal e resistência à insulina, a atividade física ainda oferecer aos idosos uma melhora no aspecto socioafetivo. “Alguns alunos do Clube do Idoso chegam na unidade com depressão e depois que começam a frequentar as aulas e a se sociabilizar com outras pessoas, melhoram muito, sai até namoro por lá. O convívio é muito importante”, destacou Flório.
Para mostrar os benefícios da atividade física, ele apresentou os dados de uma pesquisa realizada com alunos do centro de convivência. A avaliação foi feita com 32 idosos logo após a inauguração da unidade, em 2012, e a reavaliação, três meses depois. Já a terceira avaliação foi feita neste mês de junho, com 11 alunos que participaram da primeira avaliação e estão ativos no Clube até o momento.
A pesquisa incluiu dados de testes de força de membros superiores e inferiores, equilíbrio estático, aptidão aeróbia, resistência cardiorrespiratória e flexibilidade. “Cada atividade proporciona com mais ênfase um tipo de benefício. A caminhada, por exemplo, vai melhorar o VO2, que é a capacidade cardiorrespiratória”, explica o palestrante.
Na avaliação do desenvolvimento de força muscular dos membros superiores e inferiores, a avaliação mostrou a evolução dos alunos do Clube do Idoso. Na flexão e extensão do cotovelo com um peso, realizada durante 30 segundos, na qual eles tinham que fazer o máximo de repetições possíveis, o resultado foi: 18 movimentos na primeira avaliação; 22, na segunda; e 23, no terceiro teste. Já nos membros inferiores, que consistiam em agachamentos durante 30 segundos, o resultado foi 11 movimentos na primeira avaliação; 13, na segunda; e 18, na terceira.
“A tendência natural é que a partir dos 30 anos as pessoas tenham uma queda na massa muscular. Depois dos 60, a queda é mais acentuada, por mais que faça atividade muscular. No Clube do Idoso trabalhamos isso nas aulas de ginástica e musculação”, explica o professor.
Além das palestras, nas quadras externas do Colégio Objetivo os idosos participaram de diversas atividades, como de YGOLD FIT/Y Dance – um método de ginástica para idosos da ACM, vôlei adaptado e da oficina Intergeracionalidade e Envelhecimento Saudável, com a professora Érica Verderi.
O Colégio Objetivo Sorocaba está localizado na Rua Arthur Gomes, 51, no Centro.
Participantes
Um dos participantes do 1º Simpósio Municipal do Idoso foi o aposentado Clóvis Justo da Silva, de Salto de Pirapora. “Vi no jornal que teria este evento aqui em Sorocaba e achei muito interessante, quero participar de toda a programação, principalmente das mesas-redondas, pois tenho algumas dúvidas e quero ajuda. Uma delas é que quero saber até que ponto posso andar de bicicleta, já que tenho mais de 75 anos”, declarou.
Quem também fez questão de participar do primeiro dia do encontro foi a aposentada Geni de Camargo Hannickel, moradora do Jardim Ana Maria. “Achei muito interessante este evento, vim para aprender mais”, comentou. Ela é frequentadora da Chácara do Idoso, na Vila Progresso, onde faz aula de teatro, ginástica e ainda frequenta a sessão de fisioterapia.
Mas não foi só a terceira idade que se interessou pela programação do Simpósio. Estudantes da área de saúde também marcaram presença no encontro. Uma delas foi Cristiane Sousa Melo, 25 anos, residente em Fisioterapia pelo Programa de Residência Multiprofissional da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), e a PUC-SP. Ela atua nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto) e Parque Vitória Régia. “Como atuo bastante com o público idoso, através dos grupos de caminhada e de ginástica, achei que seria importante participar deste evento para aprender coisas novas. Estou gostando bastante da programação”, disse.
Outra residente do mesmo programa, mas da área de Nutrição e que participou do primeiro dia do Simpósio, foi Raema Fortes Vicente Cardoso, 23 anos. Ela fez a oficina Intergeracionalidade e Envelhecimento Saudável e, logo em seguida, foi conferir a palestra “Percepção do Bem Estar na 3ª Idade”, com o professor Alisson Martins, do Sesc Sorocaba. “Estou adorando, acredito que vou aprender bastante coisa na minha área profissional”, destacou.
PROGRAMAÇÃO:
30 DE JUNHO (QUINTA-FEIRA)
Palestras e Mesa Redonda: Garantia de Direitos
9h – “Conselho Municipal do Idoso” Hudson Bracher Beilke Presidente do CMI
9h30 – “Serviços de Proteção” Eunice Marçal Fer – Assistente Social – Sedes
10h – “Políticas de Trânsito e Mobilidade” – Urbes
10h30 – “Importância do Estatuto do Idoso” Dra. Daniela Colli Luiz/ OAB
11h – Mesa Redonda com os palestrantes
Mediador: Dr. Luis Alberto Firmino
11h30 – Encerramento
Oficinas
8h30 às 10h30 – Pedala Idoso – Escola do Pedala (Urbes)
9h às 10h – Aula Aberta – Ginástica Geral – Sesc
8h30 às 9h Educação Financeira – Prof. Manuel Videira – Esamc
14h às 15h – Oficina Pilates / Incontinência Urinária – Uniso
15h às 16h Tai Chi Chuan – Prof. Luiz Henrique Giusti – Sedes
15h às 15h30 – Ywelmen/Essence (método de ginástica para idosos da ACM)
Palestras e Mesa Redonda: Saúde Mental
12h às 13h30 – Horário livre para Almoço
14h Fisiologia do Envelhecimento – Liga de Geriatria e Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Sorocaba. (PUC-SP)
14h30 – Saúde Mental e Envelhecimento –
Carlos Alberto Brunello Guerra – Psicólogo e Psicoterapeuta
15h – A Depressão e o Envelhecer
Angelita Medeiros – Psicóloga – Sedes
15h30 – Alzheimer / Demência – Associação Brasileira de Alzheimer e Doenças Similares e Idosos de Alta Dependência (Abraz)
16h – Mesa Redonda com os Palestrantes
Mediador: Maria Aparecida Sanches C. Bueno – Psicóloga
16h – Apresentação de Vídeo
16h30 – Encerramento