Sorocaba promove segunda edição da Residência Artística
O Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) irão oferecer um programa de residência destinado a artistas de todo o país, que proporcionará aos selecionados uma imersão em sua produção e a elaboração de obra inédita. O edital de chamamento para os interessados será publicado no Jornal do Município do dia 23 deste mês.
Denominada “Residência Artística”, a iniciativa irá selecionar cinco artistas de todo o Brasil. Durante dez dias, ficarão residentes na Fazenda Ipanema com a proposta da produzir obras inéditas para exposições e posterior leilão, revertendo a renda para os projetos do Fundo Social e para o MACS. Na edição do ano passado, que aconteceu em novembro, foram selecionados seis artistas dos Estados de Pernambuco, Paraná e São Paulo.
As inscrições poderão ser feitas de 9 a 22 de fevereiro por meio do endereço eletrônico macs@macs.org.br. Por se tratar de uma seleção, os artistas interessados precisam enviar para o MACS um portfólio, contendo cinco imagens de trabalhos realizados nos últimos dois anos e cinco imagens de outros trabalhos que sejam relevantes para a compreensão do percurso do artista.
A seleção dos projetos acontecerá de 23 a 28 de fevereiro, com a publicação dos escolhidos no dia 2 de março. “Consideramos muito relevante ter uma residência artística na cidade, pois cria a possibilidade de diálogo com artistas das mais diferentes partes do Brasil, assim como de conhecer uma nova produção contemporânea. A primeira edição foi surpreendente, apresentando inscrições de 3 Estados diferentes do país e com uma produção bastante diversificada. Nossa expectativa é maior na segunda edição pois este ano contamos com a colaboração de um profissional curador que irá auxiliar os artistas em suas reflexões e, consequentemente, na produção”, afirmou Cristina Delanhesi, Presidente do MACS.
As novidades deste ano são a ajuda de custo no valor de até R$ 1 mil a cada artista selecionado e a presença do curador de arte Paulo Klein durante o período de imersão. “A iniciativa aproxima Sorocaba e região das vertentes mais atuais da cultura e das artes visuais no Brasil. Essa aproximação contribui para formar público para uma cultura local de qualidade, como cria referências e meios de enriquecimento intelectual para os circuitos de arte locais e para as culturas nacional e global”, afirmou Paulo Klein.
Durante o período de imersão, que acontece de 9 a 18 de março, a proposta é que os artistas trabalhem a própria paisagem privilegiada do local nas plataformas de sua preferência ou que elejam para sua expressão. “A ideia é abrir possibilidade de motivação, sem impor uma tematização”, acrescentou Paulo, que pretende levar questões para debater, na forma de palestra ou de bate-papo.
Assim como em 2014, após o período de imersão, está prevista uma exposição na própria Flona de Ipanema e no MACS, com posterior leilão das obras produzidas.
Para a Presidente do FSS e idealizadora da Residência na cidade, Maria Inês Moron Pannunzio, Sorocaba já integra o circuito das artes visuais e da arte contemporânea. “Proporcionar o fomento da Arte e da produção artística em Sorocaba é um foco de trabalho que nós, enquanto órgão público, devemos perseguir incessantemente. Com as exposições e leilões, aproximaremos a população desta linguagem agregando novos apreciadores e cada vez mais público”, afirmou Maria Inês.
Tags:Fundo Social, Fundo Social, Residência Artística, Residência Artística, Solidariedade, Solidariedade
