Sorocaba participou de curso de manejo de crises em zoológicos
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Entre os dias 31 de agosto e 5 de setembro, representantes do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” tiveram a oportunidade de participar gratuitamente do 10º Curso de Manejo de Crises em Zoológicos, realizado no município de Bauru. Promovido pela Africam Safari, do México, e Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB), com organização do Zoológico de Bauru, o evento abordou temas fundamentais para a segurança dos animais e das equipes que trabalham nos zoos e aquários do Brasil, bem como seus visitantes.
O objetivo do curso foi de abordar o tema, a partir de diferentes perspectivas, fornecendo aos participantes as ferramentas necessárias para analisar, avaliar e propor medidas e estratégias que aprimorem a prevenção e o controle relacionados à segurança nestes espaços.
Ao todo, 35 profissionais de 23 instituições brasileiras participaram do encontro e tiveram a oportunidade de reciclar seus conhecimentos aprendendo novas técnicas e protocolos para enfrentar problemas fora da normalidade que podem ocorrer no ambiente de trabalho. O curso foi gratuito para membros efetivos e institucionais da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, que é o caso do “Quinzinho de Barros”.
A capacitação teve carga horária de 48 horas, incluindo aulas teóricas e práticas que abordaram temas como: treinamento de combate a incêndio; treinamento de resgate aquático; técnicas para captura e contenção química de animais em situação de emergência; primeiros socorros; acidentes com animais venenosos; busca de pessoas perdidas; entre outros.
De acordo com Cecília Pessutti, chefe de Seção Biologia e Veterinária da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o encontro foi muito interessante e produtivo, pois visou criar uma brigada de trabalho ou uma Equipe de Resgate em Emergências (ERE) para situações de emergência nessas instituições, associando-se, sempre que possível, ao trabalho do Corpo de Bombeiros e à Polícia Militar.
“Tudo o que aprendi vou replicar para a equipe do Zoo e da própria Secretaria do Meio Ambiente”, destaca Cecília Pessutti. Para isso, será feita uma articulação com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Ambiental para a realização do treinamento. “O principal de todo esse trabalho é oferecer aos visitantes um ambiente ainda mais seguro do que já encontra hoje, buscando sempre um trabalho de excelência junto aos animais e à população. Em pouco tempo teremos a nossa ERE treinada e pronta para a ação”, afirma a chefe de Seção Biologia e Veterinária.
Durante os seis dias de capacitação, a equipe do “Quinzinho de Barros” ainda aprendeu mais sobre controle de grupos de pessoas em situações de pânico; e atenção aos meios de comunicação em situações de emergência.
Sobre o Zoo de Sorocaba
Fundado em 20 de outubro de 1968, o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” possui cerca de 1.200 animais de trezentas espécies diferentes, com 70% deles pertencentes à fauna brasileira. É um dos maiores acervos da América Latina. Sua área é de cerca de 150 mil m², com um lago de 17 mil m² e 36 mil m² de vegetação de Mata Atlântica.
Classificado pelo Ibama na “categoria A” entre os zoológicos brasileiros, o zoo sorocabano é referência para a América Latina nas áreas de lazer, pesquisa, educação ambiental e preservação de espécies.
O “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações pelo telefone: (15) 3227.5454.
Tags:Meio Ambiente, Zoológico
