Sorocaba participa neste sábado de mutirão estadual contra o Aedes

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Cem profissionais da rede municipal de Sorocaba, entre agentes comunitários de saúde e agentes de controle de vetores, participam neste sábado (5) de ações locais contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. A iniciativa fará parte de um mutirão da Secretaria de Estado da Saúde em 426 cidades paulistas. Será o primeiro final de semana com agentes municipais recebendo a remuneração extra de R$ 120,00 cada um, repassados pelo governo do Estado para desempenho da função.

Em Sorocaba, as ações de orientação à população de cada em casa, bem como de remoção de possíveis criadouros de larvas do Aedes, serão realizadas das 8h às 14h. Serão seis equipes, cada uma com dez agentes comunitários de saúde, que atuarão nos bairros Cajuru, Brigadeiro Tobias, Paineiras, Vitória Régia, Jardim Califórnia e Jardim Zulmira. Mais três equipes com 40 agentes de controle de vetores centralizarão suas ações no Parque das Laranjeiras, Parque São Bento e Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita.

A medida que viabiliza esse tipo de mutirão é a Resolução SS-9, de 15 de fevereiro de 2016, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo e que cria o Programa de Incentivo aos municípios para adesão à campanha “Todos juntos contra o Aedes aegypti”. Os municípios interessados em participar do mutirão assinaram um Termo de Adesão, indicando um limite de profissionais a ser mobilizado na campanha em sua jurisdição.

“O diferencial é que não teremos que pagar hora extra para os funcionários. Não haverá gasto do município com isso, pois o Estado é que está responsável. A operação neste sábado será semelhante ao trabalho desenvolvido no dia a dia pelas equipes de agentes, no sentido de evitar a proliferação do mosquito transmissor”, destaca o biólogo João Ricardo Pereira Ennser, da Divisão de Zoonoses da SES. Ele aproveita para pedir o apoio da população para que faça a vistoria semanal do seu imóvel, de modo a evitar possíveis criadouros do Aedes.

Tags:, ,